As obras do Túnel Major Sales já alcançaram 4 quilômetros (km) de escavação, de um total de 6,5 km previstos para conclusão. Esse túnel é parte do Ramal do Apodi, que integra o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco para beneficiar os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Localizado na divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, o Túnel Major Sales é um dos 37 subtrechos do canal projetado para levar água a regiões carentes de abastecimento hídrico. O Ramal do Apodi faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), que está 70% concluído e tem previsão de término para 2026.
Com uma extensão total de 115,5 km, o ramal beneficiará 54 cidades, atendendo cerca de 750 mil pessoas. O investimento estimado pelo Governo Federal é de R$ 1,7 bilhão.
A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), uma iniciativa da União em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. O ramal inicia na estrutura de controle da Barragem Caiçara, na Paraíba, e se estende até o reservatório da Barragem Angicos, no município de José da Penha, Rio Grande do Norte.
Testes iniciais
Na última terça-feira, dia 22, foram iniciados os testes no primeiro trecho do Ramal do Apodi. Neste trecho, a água do Rio São Francisco foi liberada da Barragem Caiçara, percorrendo o trajeto até o Rápido Arruído.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o objetivo é “verificar se as estruturas recém-construídas estão funcionando adequadamente”.
“É mais um grande marco para que toda a obra, que faz parte do Novo PAC, seja concluída no prazo e em 2026 as águas do São Francisco cheguem à população do Rio Grande do Norte e Ceará”, ressaltou Giuseppe Vieira, secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR.
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