As intervenções de recuperação do Farol do Mucuripe, em Fortaleza, estão em fase final. A estimativa é de que os serviços sejam encerrados até o próximo dia 8 de setembro, com previsão de um evento inaugural oficial, que abrirá o espaço para visitação, data essa que ainda será definida. A informação foi divulgada nas redes sociais do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. Em um vídeo, o secretário apresentou os últimos ajustes nas instalações elétricas, na pintura e também no interior da estrutura. “Isso aqui vai virar um ponto de visitação para os cearense e turistas que visitam nossa terra”, declarou.

Com a obra se aproximando da conclusão, outra pauta que ganha força entre os moradores da região é a possibilidade de gestão conjunta, reivindicada pela comunidade desde o início do processo de revitalização. Na última quarta-feira (27), representantes locais, por meio da Associação Comissão Titan, participaram de um encontro com a secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, além de outras lideranças da área cultural, para discutir os próximos passos em relação à proposta de administração compartilhada.
Em nota, a Secretaria informou à reportagem que os diálogos estão em andamento. “A previsão de reabertura do Farol do Mucuripe está para a segunda quinzena de Setembro. Sobre a gestão compartilhada, a Secult Ceará ressalta que é algo possível, e está sendo alinhado, principalmente, levando em conta a experiência que temos com o Centro Cultural Bom Jardim, que dos seus 18 anos de existência, 10 anos contam com este formato de gestão.”
A pasta explicou que a reunião ocorrida às vésperas da entrega oficial teve como objetivo alinhar os critérios de uso do espaço. “A ideia é termos um espaço de preservação e valorização da memória, de fruição artística tanto com artistas da comunidade como outros grupos e pessoas, fortalecendo conexões. Uma estratégia para a Cultura e o Turismo do Ceará atuarem em conjunto, de forma positiva, fortalecendo também as políticas de preservação do patrimônio.”
Em julho deste ano, a comunidade local organizou uma celebração durante a semana em que o Farol completou 174 anos, sob o tema “Ocupa Titanzinho: por uma gestão compartilhada”, promovida pela Associação Comissão Titan. Além da comemoração, o evento teve destaque pela fala do secretário executivo de Turismo do Estado, Gustavo Montenegro, que sinalizou abertura para o modelo de cogestão. A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) é a responsável direta pela execução das obras de revitalização.
O Farol do Mucuripe foi erguido entre os anos de 1840 e 1846, sendo uma das construções mais antigas da capital cearense, inclusive integrando o brasão da cidade. Em setembro de 2024, o Governo do Ceará oficializou a ordem de serviço para a restauração da estrutura, que se encontrava em estado de desgaste avançado.