Reunir diversos players para discutir o cenário de petróleo e gás e da transição energética no Brasil e no mundo é a finalidade do “Oil & Gás Summit” lançado na manhã desta quinta-feira (25.04), no Centro de Eventos em Fortaleza (CE) com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Fiec. A Feira Internacional de Negócios está marcada para acontecer no período de 19 a 21 de março do ano de 2025, na capital cearense.
“É um evento de uma magnitude muito mais ampla. A gente está falando da Margem Equatorial, porque ela sai da Foz do Amazonas e vai até a Costa do Rio Grande do Norte. Então, a gente tem todo um potencial aí estimado de 15 a 17 bilhões de barril de petróleo que o Brasil possui e que a política do atual governo é que faça a exploração disso. Já começou inclusive a perfuração de alguns poços da bacia potiguar que fica ali em frente ao Rio Grande do Norte” foi o que informou para a Rede ANC, Carlos Logulo, organizador do “Oil & Gás Summit”.
Já José Macedo que esteve representando a Reitoria da UFC, falou como funciona as pequisas para este evento: “O método de pesquisa da universidade é iniciando por problemas que são importantes de serem avaliados e compreendidos pra trazer soluções para esses problemas complexos. Então dentro da linha de pesquisa da UFC, existe uma gama de domínios de áreas de conhecimentos onde são explorados esses problemas e são desenvolvidas pesquisas científicas utilizando métodos científicos baseados na avaliação e validação das hipóteses que nós levantamos”, afirmou.
Participaram do lançamento, autoridades das Secretarias do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, além de dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e representantes da comissão organizadora do “Oil & Gás Summit: Margem Equatorial e Transição Energética”, que visa fomentar o debate sobre a recente descoberta das reservas petrolíferas e analisar o cenário das energias renováveis.