PUBLICIDADE

OMS faz atualização em lista de doenças que podem causar uma pandemia

 

Durante esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um levantamento que contêm  uma lista de doenças que podem provocar uma pandemia, assim como foi com o Covid-19 em 2020.

A pesquisa da OMS lista os principais patógenos que podem causar uma epidemia, como dengue, pneumonias e síndromes respiratórias. Em realização, o levantamento estudou mais de 1600 vírus e bactérias, através de 200 cientistas de 50 diferentes países, buscando alertar a comunidade médica e científica de todo o mundo.

Jonas Brandt, infectologista, esclarece que a lista é formada por doenças que possuem um potencial de transmissão importante e que são facilitadas pela forma de vida que levamos hoje. “Hoje em dia o mundo é globalizado. Por isso, são listadas doenças que muitas pessoas nem conhecem, uma vez que são doenças endêmicas em algumas regiões do mundo, Mas que, pelo fato de vivermos num mundo globalizado, essas doenças podem ‘escapar’ daquela região e ganhar uma projeção muito grande”, disse o especialista.

Doenças já muito conhecidas no Brasil estão elencadas na pesquisa, que agora tem o dobro de enfermidade em relação a última, como dengue, chikungunya, cólera, pneumonia, febre amarela, salmonelose não-tifoide, doença mão-pé-boca, gripes e outras febres hemorrágicas.

Apesar disso, a OMS salientou que “essa não é uma lista exaustiva nem indica as causas mais prováveis da próxima epidemia”. Na verdade, a entidade afirma que realiza revisões e atualizações desse levantamento à medida em que há necessidade e à medida em que as metodologias mudam, no qual essas que estão listadas são prioridades.

Jonas afirma que a lista da OMS ainda garante que vigilância brasileira esteja organizada para essas doenças, fora os laboratórios preparados para elas. “Também que possamos investir em pesquisa para poder nos preparar para essas doenças como vacina, tratamento, estratégias de controle”, afirma o infectologista.

O Ministério da Saúde disse em nota oficial que fortalece os esforços para lidar com os patógenos listados pela OMS, focando principalmente em preparação robusta, vigilância eficaz e resposta oportuna às emergências em saúde pública.

Veja parte da lista de doenças elencadas pela OMS:

Monkeypox:

A Monkeypox é uma doença infecciosa causada por mpox vírus que afeta tanto seres humanos quanto animais. Os seus principais sintomas são febre e erupções na pele, mas também pode causar calafrios inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.

Em território brasileiro, a doença se destacou em 2022, quando mais de 33 mil casos foram registrados. Ela começou como uma endemia na África, mas já possui uma escala global, no qual há ocorrências em diferentes lugares do planeta.

Febre Lassa

Causada pelo arenavírus, a febre de Lassa considerada uma infecção fatal, que ocorre na África Ocidental. Ela ataca os sistemas de múltiplos órgãos e é diagnosticada através de testes de sorologia e PCR. O seu tratamento é feito por meio da ribavirina intravenosa.

Febre Hemorrágica Argentina

As febres hemorrágicas virais (VHFs) representam um conjunto de doenças infecciosas que compartilham sintomas semelhantes em humanos. Esses vírus atacam o sistema vascular e, em alguns casos, podem levar a uma condição multissistêmica severa.

Cólera

A cólera é uma infecção bacteriana aguda do intestino, transmitida principalmente através de contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Na maioria dos casos, a infecção não apresenta sintomas ou resulta apenas em episódios de diarreia leve.

Shigelose

A shigelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Shigella. Os sintomas incluem dores abdominais, cólicas, diarreia com presença de sangue, pus ou muco, febre, vômitos e tenesmo, que geralmente começam um ou dois dias após a exposição às bactérias.

Salmonelose

A salmonela é uma bactéria responsável por intoxicações alimentares e, em casos raros, pode causar infecções graves e até fatais. A transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A bactéria está presente comumente em aves, suínos, répteis, anfíbios, bovinos e até em animais de estimação como cães e gatos. Assim, qualquer alimento derivado desses animais ou que tenha sido contaminado por suas fezes pode ser uma fonte de transmissão da salmonelose.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões, órgãos localizados em ambos os lados do tórax. A doença pode atingir os alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas, e, em alguns casos, pode se espalhar para o interstício, o espaço entre os alvéolos.

Síndrome Respiratória Aguda Grave
Essa síndrome pode ser desencadeada por diversas doenças, incluindo infecções pulmonares, como a pneumonia, causadas por bactérias, vírus e fungos. Um dos agentes infecciosos que pode provocar essa síndrome é o novo coronavírus.

Zika

Transmitido pela picada de um mosquito infectado, o Zika é uma doença febril autolimitada, similar às infecções por Chikungunya e dengue. Contudo, se contraído durante a gestação, pode causar problemas neurológicos graves, como a microcefalia congênita em fetos e recém-nascidos. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas de todas as idades e gêneros são suscetíveis ao vírus, mas mulheres grávidas e idosos acima de 60 anos possuem maior risco de complicações, especialmente se tiverem outras condições de saúde.

Covid-19

O Covid-19 é uma infecção respiratória que pode evoluir para uma forma aguda e é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, conhecido por sua alta capacidade de transmissão. O contágio ocorre através da exposição a fluídos respiratórios, seja pela inalação de gotículas ou aerossóis, contato de gotículas respiratórias com as mucosas da boca, nariz ou olhos, ou pelo toque direto das mucosas com mãos contaminadas com o vírus.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir