Onélia Santana, ex-secretária de Proteção Social do Ceará e ex-primeira-dama do estado, foi oficialmente empossada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quinta-feira (19/12). Esposa do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ela assume o cargo deixado por Alexandre Figueiredo.
Na ocasião, Onélia ressaltou a responsabilidade do novo desafio e reforçou seu compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos. “É com muita honra e responsabilidade que hoje assumo uma das mais desafiadoras missões de minha trajetória profissional. Chego a este Tribunal imbuída com a missão de contribuir com meu estado de uma nova forma, atuando na fiscalização e prevenção quanto à aplicação dos recursos públicos no âmbito estadual e municipal, promovendo práticas que assegurem a correta e responsável utilização do orçamento público”, disse.
A indicação de Onélia foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em 12 de dezembro. A votação ocorreu no plenário no dia seguinte, com o apoio de 36 parlamentares e a oposição de cinco. O cargo de conselheira no TCE é vitalício e oferece remuneração bruta de R$ 39.717,69, além de benefícios e descontos.
Quem é Onélia Santana?
Graduada em Letras-Língua Portuguesa, Onélia é psicopedagoga clínica e institucional. A ex-secretária também é doutora em Ciências da Saúde e possui um MBA em Gestão Pública. Além disso, participou de programas internacionais como Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância e Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância.
Ao longo de sua carreira, Onélia foi secretária de Assistência Social em Juazeiro do Norte e liderou importantes iniciativas na área. Durante o governo Camilo, ela também foi presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI) e idealizou o Programa Mais Infância Ceará.
Em 2022, assumiu a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará. Sua atuação seguiu na gestão Elmano, onde continuou à frente da Secretaria de Proteção Social.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.