Desde a última sexta-feira (02/05), todos os ônibus da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passaram a operar com ar-condicionado, conforme determinação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O objetivo principal da medida é proporcionar mais conforto aos passageiros, sem que haja qualquer acréscimo no valor das passagens.
Essa mudança é fruto da licitação do serviço de transporte metropolitano, realizada pela Agência Cearense com o apoio do Governo do Estado. Esse modelo, pioneiro no Nordeste, adota o pagamento por quilômetro rodado e trouxe não apenas os ar-condicionados para os ônibus, mas também outros benefícios, como o congelamento das tarifas.
Atualmente, cerca de 2,2 milhões de pessoas utilizam o transporte público na Região Metropolitana de Fortaleza. Com a nova licitação, as empresas passaram a ser remuneradas conforme a distância percorrida, permitindo maior flexibilidade na implementação de políticas públicas voltadas para o setor.
Além disso, o Governo do Estado assumiu parte do custo das tarifas, o que garantiu a manutenção dos valores para os passageiros. Desde dezembro de 2022, as passagens não sofreram aumento, já que 39% do valor da tarifa regular é subsidiado pelo Governo e 46% é destinado para o serviço complementar (operado por vans).
Antes da licitação, as empresas de ônibus eram remuneradas apenas pelo valor das passagens, o que limitava a viabilidade econômica de expandir as linhas de ônibus para algumas áreas. “Agora, devido ao pagamento de subsídio do Estado, baseado em quilômetros rodados, o cenário mudou, ou seja, as empresas expandiram o serviço de transporte metropolitano”, comentou Rafael de Paula, presidente da Arce.
Denúncias e Fiscalização
Caso o cidadão perceba que alguma empresa não está cumprindo a determinação da Arce, a Ouvidoria da Agência está disponível para receber denúncias. Os canais de contato são:
- Telefone: 0800.275.3838
- WhatsApp: (85) 98229.3093
- E-mail: ouvidor@arce.ce.gov.br
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.