
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) detalhou, nesta quarta-feira (11), o plano da “Operação Carnaval 2026”, que será executada de sexta-feira (13) até quarta-feira (18). Ao longo dos cinco dias de folia, 9.380 profissionais atuarão diariamente em todo o Estado, com ações preventivas, ostensivas e investigativas para assegurar tranquilidade à população e aos visitantes.
Polícia Militar
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) empregará 7.659 policiais por dia, com patrulhamento a pé, motorizado e montado nos principais polos carnavalescos. O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) reforçará a fiscalização nas rodovias estaduais, mantendo 25 postos fixos equipados com etilômetro, além de blitzes itinerantes voltadas à segurança viária.
Polícia Civil
Um efetivo diário de 326 policiais civis estará distribuído entre a Capital, Região Metropolitana e Interior. Em Fortaleza, sete delegacias funcionarão ininterruptamente durante o feriado, com apoio de unidades especializadas, como as Delegacias de Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente, além do DHPP e da Draco.
Corpo de Bombeiros Militar
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) mobilizará 739 agentes por dia, atuando em salvamentos aquáticos, atendimentos pré-hospitalares e fiscalizações de segurança contra incêndio e pânico em diversos municípios.
Pefoce
A Perícia Forense do Estado do Ceará contará com 112 servidores diariamente, com reforço nos núcleos da Capital e do Interior, garantindo suporte técnico às ocorrências registradas no período.
Coordenadorias da SSPDS
As coordenadorias Ciops, Ciopaer e Coin também integrarão o esquema especial, somando 544 profissionais por dia, responsáveis pelo monitoramento, apoio aéreo e atividades de inteligência.
Tenda Lilás
Em parceria com a Secretaria das Mulheres, os municípios de Paracuru, Aracati e São Benedito receberão a Tenda Lilás, com atendimento das 17h às 5h, oferecendo acolhimento, suporte psicossocial e policial, além de receber denúncias e orientar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
Ver essa foto no Instagram


