PUBLICIDADE

Operação Carro-Pipa é suspensa em municípios cearenses por falta de recursos

No Ceará, cerca de 150 mil pessoas enfrentam a falta de abastecimento de água em 34 municípios. Os serviços foram paralisados após o Exército Brasileiro comunicar os pipeiros de que não havia verba para a continuidade da Operação Carro-Pipa. Além do Nordeste, cidades de Minas Gerais também foram afetadas pela suspensão.

Segundo o sindicato da categoria, os salários dos servidores estão atrasados desde outubro. Ao todo, no país são quase 4 mil trabalhadores atuando em mais de 600 municípios com situações de emergência e calamidade decretadas.

Operação Carro-Pipa é suspensa em municípios cearenses por falta de recursos
Foto: Arquivo pessoal

A situação é recorrente e já vem se repetindo há algum tempo ao longo deste ano. Anteriormente, as atividades haviam sido paralisadas em duas ocasiões pelo mesmo motivo. No orçamento de 2021 havia a previsão de que o valor de R$ 670 milhões fosse destinado para a Operação Carro-Pipa, mas o montante de R$ 500 milhões foi reservado em decorrência de restrições econômicas.

Através de nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que trabalha para assegurar a continuidade do projeto e já encaminhou formalmente para o Ministério da Economia a necessidade de recursos adicionais. “O Ministério do Desenvolvimento Regional informa que trabalha para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa e aguarda decisão da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que deverá se reunir para deliberar sobre o assunto”, disse um trecho do comunicado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir