Durante o primeiro dia da operação realizada pela Enel Distribuição Ceará, 58 casos de furto de energia foram descobertos em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. As fraudes, que ocorrem tanto em estabelecimentos comerciais quanto em residências, foram identificadas durante inspeções da companhia na rede elétrica local.
Na ocasião, duas pessoas responsáveis por um ginásio e uma fábrica de sacolas foram presas e conduzidas à delegacia, onde irão responder pelas irregularidades. A ação, que conta com o apoio das Forças de Segurança, teve início em 18 de dezembro e seguirá até o dia 19, ainda no município de Horizonte.
Ao todo, 20 equipes especializadas estão envolvidas na tarefa de identificar outras possíveis fraudes e regularizar a situação da rede elétrica. Este ano, no Ceará, 33 indivíduos já foram detidos por praticarem o furto de energia.
Impacto
Além de ser um crime passível de prisão de um a oito anos, o furto de energia prejudica a qualidade do fornecimento e representa um risco para a segurança da população. O destaque são aqueles que manipulam a rede elétrica de forma ilegal.
“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.