
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (8), a operação “Extração Pajuçara”, com foco no cumprimento de mandados judiciais contra pessoas investigadas por integrar um grupo criminoso de origem carioca. A ação, coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e pela 2ª Seccional da Região Metropolitana de Fortaleza, resultou no cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza e Maracanaú, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará.
Com as ordens judiciais em mãos, equipes da Polícia Civil foram às ruas com o objetivo de retirar de circulação indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas no município de Maracanaú. Após o avanço das investigações e a identificação de parte do grupo criminoso, foi solicitada a prisão preventiva dos suspeitos, que foram localizados e detidos. Ao todo, quatro homens e duas mulheres foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.
Durante a ofensiva policial, também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, que resultaram na coleta de aparelhos celulares. Os dispositivos foram encaminhados para perícia e irão auxiliar na continuidade das investigações, que seguem em andamento.
Chefe de grupo criminoso
Entre os alvos capturados na operação, destaca-se um homem, de 22 anos, apontado pelas investigações como líder de um grupo criminoso. Levantamentos indicam que ele seria responsável pela distribuição de drogas na Região Metropolitana de Fortaleza.
Denúncias
A população pode colaborar com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas por meio do número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo (85) 3101-0181, que funciona como WhatsApp, permitindo o envio de mensagens, áudios, vídeos e fotografias, além da opção via “e-denúncia”, no site do serviço 181.


