Na manhã desta quinta-feira (21), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), em ação conjunta com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP), desarticulou um grupo criminoso por meio da Operação Falcão Noturno, que se utilizava drones para envios de materiais para dentro de presídios no estado.
A investigação revelou o uso de drones no transporte de itens para unidades prisionais, como carregadores, chips eletrônicos e smartwatches para acesso à internet, tudo para uso de facção criminosa. Segundo a FICCO e a SAP, toda operação contou com suporte logístico compartilhado, além de informações de inteligência em prol do aprofundamento das investigações.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão com aplicação de medidas cautelares, tanto em Fortaleza como em Itaitinga. As decisões vieram da Vara de Delitos de Organização Criminosa, e as medidas cautelares que foram impostas aos investigados incluem a proibição de ausentar-se da comarca além de monitoramento eletrônico, “visando garantir a continuidade das investigações e prevenir novas práticas ilícitas”, e garantir a segurança dos presídios do Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.