PUBLICIDADE

Operação desmonta esquema de golpe do falso alvará no Ceará

Nesta terça-feira (26/11), as polícias civis do Amazonas e do Ceará desencadearam uma operação contra uma quadrilha especializada no golpe conhecido como “falso alvará”. Ao todo, foram emitidos 20 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, com foco em suspeitos envolvidos no esquema criminoso.

A operação contou com o suporte técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi). Ambos são vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os mandados estão sendo executados nas cidades cearenses de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de 184 contas bancárias relacionadas ao grupo criminoso.

Operação desmonta esquema de golpe do falso alvará no Ceará
Foto: Divulgação/SSPDS

Segundo as investigações, os suspeitos se apresentavam como advogados para abordar pessoas que possuíam direitos a receber valores de órgãos públicos, muitas vezes por meio de ações judiciais. Prometendo agilizar a liberação desses recursos, os criminosos exigiam pagamentos antecipados. Após receber o dinheiro, desapareciam sem cumprir qualquer serviço.

As apurações revelaram ainda que os valores obtidos eram transferidos para contas bancárias controladas pelo grupo e posteriormente “lavados” por meio de complexas transações financeiras. Os envolvidos responderão por crimes como estelionato qualificado, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, caso sejam condenados, podem alcançar até 26 anos de prisão.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir