A Polícia Civil do Ceará deflagrou, nesta quinta-feira (05/09), uma operação contra integrantes do Comando Vermelho, facção criminosa de origem carioca com atuação no estado. As ações ocorreram em Fortaleza, nos bairros Pirambu, Barra do Ceará, Messejana, e em Maracanaú. A operação também se estendeu para Maranguape, onde um líder do grupo foi preso.
O homem, de 29 anos, havia sido solto há apenas dois dias e voltou a ser capturado em cumprimento a mandado de prisão por envolvimento em atividades da organização criminosa. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, a operação integra uma diretriz do Governo do Estado para combater organizações criminosas e “sufocar” a atuação de facções no Ceará.

Além do tráfico de drogas, a facção atua em bairros periféricos, monopolizando serviços e atacando empresas legais, como operadoras de internet, e exigindo que os clientes paguem pelos serviços da organização. Em agosto, o Comando Vermelho também tentou controlar a venda de bebidas para ambulantes na Beira Mar.
Operação
A ação resultou no cumprimento de 49 mandados de prisão, com 38 pessoas detidas: 25 estavam em liberdade e 13 já se encontravam no sistema prisional, sendo novamente autuadas. Além disso, foram realizados 69 mandados de busca e apreensão.
Os presos possuem histórico criminal extenso, incluindo homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A operação também alcançou mandados no Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Civil local.
“O que a gente identifica é que com o aumento da pressão operacional aqui no nosso estado, com o aumento das operações e dessa articulação para sufocar o crime organizado, esses criminosos, principalmente de alta hierarquia, essas lideranças, saem do nosso estado buscando fugir realmente para não serem capturados e estão encontrando aí guarida no Rio de Janeiro”, disse o delegado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.