Ação promovida pelo Ministério Público do Ceará juntamente com a Procuradoria de Justiça de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) acarretou na prisão do Carlomano Marques Prefeito do Município de Pacatuba, a 29 km de Fortaleza.
A operação “Polímata” foi executada pela Polícia Civil, na manhã desse terça-feira (18/04), que deu voz de prisão a 23 pessoas incluindo o prefeito, nove secretários, integrantes do gabinete do prefeito e da Procuradoria Geral do Município. Na ocasião foram apreendidos cerca de 400 mil reais e 4 carros de luxo. Foram presos também ex-gestores municipais e representantes de empresas participantes de licitações promovidas pela prefeitura. Todos os gestores públicos, envolvidos na prisão, foram afastados dos cargos por 180 dias.
Motivo
A prisões, determinadas pelo Poder Judiciário, foi para apurar crimes contra a administração pública e licitatórios promovidos pela prefeitura de Pacatuba.
Segundo o Procap várias secretarias do município estão envolvidas com esquemas ilegais de licitação na modalidade “dispensa de licitação” favorecendo empresas e até mesmo pessoas físicas. A Procuradoria de Justiça investiga, nesta operação, crimes decorridos nos anos de 2021 a 2022.
O Prefeito
Carlomano Marques é médico de formação e começou na vida pública em 1988 quando se tornou vereador de Fortaleza. De lá pra cá, foi diversas vezes vereador da capital cearense e chegou a ser Vice-presidente da Câmara de Fortaleza. Hoje está no seu segundo mandato a frete da prefeitura de Pacatuba.
Não é de hoje que o prefeito vem acumulando denuncias de corrupção em sua gestão. Nas eleições de 2022, Carlomano foi acusado de crime eleitoral, após apoiadores serem presos por compra de votos. Matéria foi capa aqui na ANC, Acompanhe:
Outra matéria repercutida aqui na ANC, foi sobre uma licitação, promovida pela Prefeitura de Pacatuba, que gastou 5 Milhões de Reais em compras de material de Limpeza. Acompanhe:
Segundo informações atualizadas sobre a detenção de Carlomano, o mesmo foi levado com urgência ao hospital, após passar mal no momento que recebeu foz de prisão. A Polícia Civil está no hospital fazendo a escolta.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.