PUBLICIDADE

Operação que mira Prefeitura de Icó apura possíveis fraudes em licitações

Uma agente pública da Prefeitura de Icó teria sido afastada da funções por suposto envolvimento em supostas fraudes que estão sendo apuradas - (Foto: Reprodução)
Uma agente pública da Prefeitura de Icó teria sido afastada da funções por suposto envolvimento em supostas fraudes que estão sendo apuradas – (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Icó, no Centro-Sul do Ceará, foi alvo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual. O órgão fiscalizador apura denúncias sobre fraude em licitação, peculato e associação criminosa cometidos por uma agente pública do município. Além disso, sócios de uma empresa de consultoria que manteve contrato com a Prefeitura [entre 2020 e 2023] também são investigados.

Intitulada de “Amigos do Rei”, a operação tem o  apoio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e da 4ª Promotoria de Justiça de Icó, além de contar com o auxílio da Polícia Civil.  Também é apurada uma possível doação de um imóvel público a um dos empresários, além de desvio de dinheiro público através do superfaturamento do contrato: R$ 14 milhões.

Saldo da operação na Prefeitura de Icó

Ao todo, foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão na sede de uma das Secretarias do município e em endereços ligados aos donos da empresa e da agente pública investigada.

De acordo com membros da operação, essa agente foi afastada das funções pelo prazo de seis meses. A empresa contratada ainda teria sido favorecida durante o processo licitatório.  utilizado pessoas em situação de vulnerabilidade econômica como “laranjas” para esconder os verdadeiros beneficiados pelo esquema.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir