A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Operação reforça segurança no Ceará com centenas de policiais nas ruas

Nesta sexta-feira (20/09), o Ceará contará com um reforço na segurança pública, com a atuação de centenas de policiais militares em diversos municípios. Ao todo, aproximadamente 500 agentes, que usualmente desempenham funções administrativas, foram destacados para atuar nas ruas até o fim do dia.

Essa movimentação faz parte da operação “Expediente Operacional”, que tem como objetivo deslocar temporariamente esses policiais para o trabalho de campo. A ação visa prevenir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e delitos contra o patrimônio em várias regiões do estado.

As áreas de atuação e horários dos policiais foram definidos por meio de estudos elaborados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Polícia Militar do Ceará (PMCE). Esses estudos se baseiam em dados sobre incidentes anteriores para otimizar a presença policial nos pontos mais críticos. Segundo Roberto Sá, secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a noite de sexta-feira costuma registrar um aumento nos crimes contra o patrimônio, o que justifica o reforço nas ruas nesse período específico.

Operação reforça segurança no Ceará com centenas de policiais nas ruas
Foto: Fábio Lima/O Povo

Além dessa operação, outras iniciativas para combater a criminalidade ocorrem regularmente no estado, conforme as necessidades de cada localidade. O secretário ressalta que os municípios cearenses também têm autonomia para realizar ações semelhantes, utilizando, inclusive, tropas especializadas para complementar o efetivo local.

“Nas outras unidades, nos outros dias da semana, eles têm autonomia para efetuar essa mesma operação [com agentes administrativos], mas também utilizar tropas especializadas para ajudar o seu efetivo operacional ordinário. Vou dar um exemplo: tem lá a viatura do patrulhamento e ele pega o Cotam, ele pega o Bepi, ele pode pegar o Raio, o Cotar, para auxiliar no aumento da ostensividade”, explicou.

Antes de partirem para as missões, os policiais receberam novos equipamentos, incluindo 100 escudos balísticos nível 3A, que serão distribuídos entre as unidades do Comando de Policiamento de Choque (CP Choque).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir