Operações realizadas no Ceará nos últimos três meses levaram à recaptura de 100 indivíduos que estavam sob monitoramento eletrônico. A operação, denominada “Braço Longo da Lei”, envolve a atuação conjunta da Polícia Penal do Ceará e outras Forças de Segurança, focando na busca de detentos em liberdade condicional.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), a maior parte dos presos recapturados, cerca de 45%, havia sido condenada por crimes de roubo. O tráfico de drogas representou 18% dos casos, seguido pelos homicídios, que somaram 9%. Essas detenções são resultado de uma extensa mobilização de 600 agentes penais, que se dividiram em ações por 52 municípios do estado.
A operação não só se concentra na fiscalização, como também no envio de relatórios detalhados ao Poder Judiciário. Desde o início da mobilização, foram remetidos mais de 1.200 documentos, contendo informações individualizadas sobre cada monitorado.
Além dos crimes de roubo, tráfico e homicídio, outras infrações também foram motivos para as prisões. Entre elas, estão a violência sexual (7%), violência doméstica (5%), porte ilegal de armas (4%), lesão corporal (3%), e associação criminosa (3%). Menos frequentes, mas também registrados, foram casos de prisão civil (2%), estelionato (2%), pornografia infantil (1%) e desacato (1%).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.