PUBLICIDADE

Operação Shamar prende 39 suspeitos de violência doméstica no Ceará

Entre os dias 1º e 4 de agosto de 2025, as Forças de Segurança do Ceará prenderam 39 pessoas suspeitas de cometer crimes de violência doméstica contra mulheres. As ações integram a Operação Shamar, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e, no Ceará, desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com apoio das Polícias Civil e Militar.

Ceará prende 39 suspeitos de violência doméstica durante operação
Foto: Internet

A operação atua em três frentes: educação, prevenção e repressão. Segundo Harley Filho, coordenador da Copol, a primeira etapa inclui ações educativas para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica e os canais de denúncia. Na fase preventiva, a Polícia Militar é direcionada para áreas com maior incidência, com base em dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Já a etapa repressiva é conduzida pela Polícia Civil, com investigações, prisões e medidas cautelares contra os agressores.

Prisão em flagrante e balanço regional

Das 39 prisões efetuadas, 17 aconteceram na região do Interior Sul, que abrange 81 municípios cearenses. O Interior Norte registrou nove prisões; Fortaleza, oito; e a Região Metropolitana, cinco. Entre os crimes registrados estão agressões físicas, morais, psicológicas, patrimoniais e sexuais, lesões corporais dolosas, ameaças, descumprimento de medidas protetivas e posse ilegal de arma de fogo.

Caso recente

Na segunda-feira (4), um homem de 45 anos foi preso por descumprir medida protetiva de urgência em favor de sua ex-companheira. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, com apoio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV).

Sobre a Operação Shamar

Realizada anualmente durante o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, a Operação Shamar homenageia os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A edição deste ano conta com cerca de 50 mil agentes mobilizados em aproximadamente 2 mil municípios de todo o país. O nome “Shamar” vem do hebraico e significa cuidar, proteger, vigiar e zelar.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir