PUBLICIDADE

Operação Spectre prende sete pessoas por golpes digitais

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) nesta segunda-feira (28/04) teve como alvo um grupo criminoso envolvido em fraudes bancárias e golpes virtuais. Batizada de Operação Spectre, a ação cumpriu sete mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão em Fortaleza, na Região Metropolitana e também em Belém, no Pará.

Coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), a ofensiva teve como ponto de partida diversas denúncias de vítimas de golpes aplicados por meio digital. Ao aprofundar as investigações, os agentes identificaram uma organização criminosa especializada em práticas como empréstimos fraudulentos, saques indevidos do FGTS e abertura de contas bancárias com o uso de documentos falsificados.

Segundo a polícia, o grupo também utilizava uma técnica chamada “spoofing”, que permite mascarar o número de telefone para simular o contato de instituições bancárias. Com isso, os golpistas conseguiam enganar as vítimas e obter acesso aos aplicativos bancários delas.

Operação Spectre prende sete pessoas por golpes digitais
Foto: Divulgação/SSPDS

Além das prisões, a operação resultou no bloqueio de contas bancárias de 24 pessoas físicas e jurídicas, apreensão de quatro veículos e na descoberta de um laboratório de falsificação de documentos, que levou à prisão em flagrante de um dos envolvidos. Os presos vão responder por crimes como fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e participação em organização criminosa.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir