A Polícia Militar do Ceará (PMCE) intensificou as fiscalizações contra poluição sonora no interior do estado e realizou, entre os dias 14 e 16 de novembro, três operações que resultaram em apreensões de paredões de som, autos de infração e conduções de responsáveis às delegacias. As ações foram coordenadas pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), com apoio de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do CPRaio, nos municípios de Quixadá e Baturité.

Quixadá
Na madrugada de domingo (16), equipes do BPMA, do 9º BPM e do CPRaio atenderam a uma denúncia de perturbação do sossego em um estabelecimento da cidade. No local, dois paredões estavam ligados acima do limite permitido, conforme medição feita com sonômetro. Os equipamentos foram recolhidos, e os proprietários encaminhados à Delegacia Regional de Quixadá, onde receberam multas e tiveram autos de infração lavrados.
Durante a mesma ação, os policiais encontraram uma pistola com munições em um terreno próximo. Como nenhum responsável foi identificado, o armamento foi recolhido e um inquérito policial foi instaurado para apurar a autoria.
Na sexta-feira (14), o BPMA também apreendeu outro paredão em funcionamento na zona rural de Quixadá. A medição sonora registrou 106,6 dB(A) a seis metros da fonte, valor acima do permitido. O responsável — um homem de 32 anos com cinco antecedentes por violência doméstica — foi conduzido à delegacia e autuado por crime ambiental, além de receber multa administrativa.
Baturité
Em Baturité, na noite de sábado (15), uma equipe do BPMA flagrou um paredão em funcionamento na área de acesso a um posto de combustível, sem qualquer autorização. O responsável foi levado à Delegacia Municipal, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. O equipamento, composto por alto-falantes, cornetas, módulos e amplificador, foi apreendido, e um auto de infração com multa foi aplicado.q
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

