PUBLICIDADE

Oposição e Governo articulam estratégias para liderança da Alece

Em busca da presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Fernando Santana (PT) foi escolhido como o candidato a ser apoiado pelo Governo do Estado. Nesta terça-feira (12/11), deputados da oposição relataram que aguardam um encontro com o parlamentar para decidir se irão integrar a chapa governista ou lançar uma candidatura própria.

Cláudio Pinho (PDT), que integra a oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), ressaltou que o bloco oposicionista inclui deputados do PL, União Brasil e, possivelmente, do PSDB. A oposição aponta como prioridade para a nova Mesa Diretora temas como a implementação de emendas impositivas e a reabertura das galerias da Alece para o público.

O deputado Sargento Reginauro, líder do União Brasil, comentou que a oposição pode vir a apoiar uma chapa governista, desde que tenha assegurada a participação em espaços estratégicos na Casa. Caso essa condição não seja atendida, a oposição cogita lançar sua própria candidatura.

“A minha posição pessoal, enquanto parlamentar, não considero realmente de bom tom que o PT queira também ter a presidência da Assembleia e aí estabelecer essa hegemonia absoluta de poder no Ceará”, pontuou.

Oposição e Governo articulam estratégias para liderança da Alece
Foto: Guilherme Gonsalves

O parlamentar mencionou que outros deputados têm se mobilizado, nos bastidores, em busca de viabilizar candidaturas à presidência da Alece para o biênio 2025-2026. “Deputados que não querem se pronunciar porque acham que se pronunciarem dificultará o seu próprio trabalho. Então querem fazer silenciosamente, mas eu posso dizer para vocês, temos pelo menos mais três interessados, inclusive dentro da base do governo”, revelou.

Existe ainda rumores de que um grupo de parlamentares ligados ao senador Cid Gomes (PSB) estaria organizando reuniões internas para discutir o apoio à candidatura de Fernando Santana, uma vez que não foram previamente consultados sobre a decisão. Entre os cotados para o cargo, destacam-se Guilherme Landim, Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, Salmito Filho e Sérgio Aguiar, todos do PDT.

Antônio Henrique (PDT) reforçou que a decisão final da oposição sobre a sucessão de Evandro Leitão (PT) será tomada coletivamente. Entretanto, caso Fernando Santana seja confirmado como candidato, ele buscará se reunir com o deputado para apresentar as propostas prioritárias do grupo. “A oposição está aqui pronta, ajustando alguns detalhes. Se for o caso, até para botar uma chapa também. Nós vamos ouvir cada um, inclusive nós mesmos que podemos ser uma opção”, comentou.

Ele observou que, embora o PDT conte com a maior bancada da Alece, com 14 deputados, há divisões entre governistas e opositores. Nesse sentido, uma reunião poderia ajudar a definir uma posição única do partido para a eleição da Mesa Diretora.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir