Programa que visa instituir o Passe-Livre para moradores de Fortaleza e Região Metropolitana, o “VaiVem” continua sendo pauta de embates na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Um dos principais pontos de divergência entre os deputados estaduais versa sobre qual seria o grupo responsável por incluir a capital cearense na iniciativa: oposição ou situação.
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) ratificou que os parlamentares de oposição foram os responsáveis por evitar que moradores de Fortaleza fossem excluídos do projeto. “Disseram que as emendas de deputados que fazem oposição nesta Casa geravam despesas. No entanto, aprovaram as emendas do presidente da Assembleia com o mesmo teor”, observou.
Para o líder do União Brasil na Alece, é preciso reconhecer o esforço de deputados fora da base governista para que moradores da capital fossem contemplados. “Não se faz mais política pensando no povo. Por que não dar créditos à oposição? O fortalezense só vai ser incluído no ‘VaiVem’ por colaboração da oposição”, reforçou.
Sanção
Para esta segunda-feira (11/12) está prevista uma solenidade de assinatura do programa que vai oficializar o “VaiVem Livre”. O governador Elmano de Freitas (PT) deve se reunir com prefeitos, lideranças e grupos sindicais para sancionar a lei no Palácio da Abolição.
É válido relembrar que o projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade na Alece. Na primeira etapa de implementação do “VaiVem”, serão contemplados todos os estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza.
Nesse contexto, serão beneficiados alunos de instituições públicas e privadas que possuam carteira de estudante válida para a macrorregião e que estudem em um município diferente do qual residem.
Logo após a solenidade, está previsto o comunicado do cronograma de implementação do passe-livre. De acordo com o governador, toda a população será contemplada. No entanto, começar pelos estudantes foi a maneira encontrada para avaliar os primeiros passos do “VaiVem Livre” na prática.