PUBLICIDADE

Ordens de serviço para ocupação do antigo Acquario e construção do Hospital Universitário da UFC serão assinadas dia 16

No dia 16 de abril, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Educação (MEC) vão assinar as ordens de serviço para o início das obras de construção da sede do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) – futuro Campus Iracema – e novo Hospital Universitário. 

As obras do Campus Iracema serão concentradas no terreno e na edificação do antigo Acquario Ceará. O local vai abrigar o novo Labomar e o CTCN. Até o momento, foi planejada a readequação do prédio e feito todo o processo de licitação. Em relação ao novo Hospital Universitário vinculado à UFC, a unidade de saúde aproveitará um imóvel e projetos de engenharia do que seria o Hospital do Coração vinculado ao Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM). O prédio será concluído e serão acrescidas outras duas edificações, totalizando um complexo com 17 pavimentos.

O anúncio de que o Campus Iracema e o novo hospital seriam contemplados foi feito pelo presidente Lula, em Fortaleza, em junho de 2024. As ordens serão assinadas pelo professor Custódio Almeida, reitor da UFC, com a presença do ministro Camilo Santana. Conforme a UFC, a verba já está garantida pelo Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem as universidades como um dos focos.

O CTCN será um novo equipamento da UFC que terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre os ecossistemas do Ceará. Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos atuais, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia. Está previsto que o Centro tenha também sala de cinema e um anfiteatro para palestras e cursos.

O novo Hospital Universitário contará com oferta de 100% de seus serviços via Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamento deverão possuir recursos de ponta, salas cirúrgicas robóticas, logística hospitalar automatizada, ampliação significativa de leitos normais e de UTI, uma unidade específica para acidente vascular cerebral (AVC), sala para PET Scan (equipamento avançado para exames de imagem, indisponível na rede de saúde pública do Ceará) e ambientes aprimorados para atendimento humanizado. O hospital será protagonista no futuro Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu, que está com a implantação em andamento.

Foto: UFC
Campus Iracema

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir