O Royal Gourmet Boulevard instalado na capital cearense, foi sede da 7ª edição do Encontro Anual das Indústrias Químicas que contou também, com a entrega do Troféu 4 Elementos considerado “Oscar do Setor Químico”. A solenidade que marcou os dois eventos, aconteceu na noite desta sexta-feira (22.11).
Industriais, empresários, parceiros e fornecedores que fazem a diferença na indústria química do Ceará, prestigiaram a programação aberta pelo mestre de cerimônia, Wallison Pinto. Na ocasião, o apresentador exibiu vídeos de apoiadores e, em seguida, convidou o presidente do Sindquímica, Alberto Monteiro Chaves (Beto Chaves) para fazer o discurso de abertura.
Ao abrir oficialmente o encontro e a noite de premiações, Beto Chaves fez uma surpresa, convidando para ir ao palco, a sua esposa Girleuma Bezerra. Ela recebeu das mãos de Beto Chaves, um Buquê de Rosas que representou todo o incentivo dado ao marido, um dos homens de destaque da seara química cearense.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, que não pôde comparecer a solenidade, foi representado pelo diretor administrativo da Fiec, Luís Francisco Juaçaba Esteves (Chico Esteves). Participaram ainda da cerimônia, o atual vice-presidente do Sindquímica, Marcos Soares; o diretor setorial de Saneantes, Luís Deusdará; o diretor setorial de Plásticos, de Inovação e de Relações Institucionais, Alexandre Mota; o diretor setorial de Tintas, Adriano Petrone, e o diretor financeiro do Sindquímica, Ociran Soares.
Entre os convidados especiais, estiverem presentes à solenidade, a Gerente de F&D da Vollmens, Mariana Mendes e o executivo de Contas da região, Renan Alvespara; o representante Norte/Nordeste da Capuani do Brasil, Lúcio Moura Maia; o diretor comercial da Vaspel, João Paulo Brito; o managin director da Avco Chemicals, Célio Jardim e a gerente comercial da empresa, Claudine Sá.
* Homenagem Especial
O presidente do Sindquímica Ceará na Gestão 2020-2024, Paulo César Gurgel, foi agraciado pela entidade com uma placa, por ter conduzido com muita maestria as relevantes ações realizadas no período em que esteve à frente do reconhecido sindicato, um dos mais importantes do estado. Atualmente, Paulo César é diretor de Assuntos Trabalhistas do Sindquímica.
* Posse da Diretoria
Após a mais recente exitosa gestão, o Sindquímica aproveitou o ensejo da cerimônia para dar posse à sua nova diretoria para a Gestão 2024-2028, que tem como novo presidente, Alberto Monteiro Chaves. Sem dúvida, a diretoria recém empossada no Royal Gourmet Boulevard, conduzirá a entidade para patamares ainda mais elevados, em um trabalho de avanço contínuo.
* O novo presidente do Sindquímica Ceará
Ele é co-autor do livro “Guaiuba Chemical Park: O Novo Cluster Setorial Químico do Brasil – Sonhar, Empreender e Realizar”, juntamente com outros três nomes da área: Marcos Soares, Josafá Rebouças e Roberto Caracas. São profissionais que influenciaram e apoiaram o novo Ecossistema de Inovação em Guaiúba-CE.
Graduado em Turismo pela Universidade de Fortaleza, Beto Chaves é especialista com MBA em Gestão Empresarial, em Marketing Digital e Mídias Sociais e, também, em Logística pela UNIFOR. É, também, mestre em Propriedade Intelectual e e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT / IFCE / FORTEC.
Além disso, Beto Chaves é diretor-presidente da IntraPlast, indústria de termoformagem com fabricação de embalagens para bolos, tortas, doces, salgados, ovos, sushi e blister técnicos em PET. É, ainda, diretor do Centro Industrial do Ceará (CIC), ex-presidente da Câmara de Saúde e Química do Estado do Ceará – Gestão 2022-2023 e vice-presidente do Instituto Orbitar da Gestão 2022-2026.
* O Troféu 4 Elementos
Os fornecedores do setor químico do Ceará premiados foram lembrados pelas boas práticas, além da importante colaboração dada ao longo do ano às empresas do setor que se destacaram em 2024. Os nomes escolhidos que aparecem aqui foram indicados pelas empresas associadas ao Sindquímica, que votaram em seus respectivos setores. Confira abaixo, os premiados:
> Setor de Cosméticos: Essencias Vollmens
> Setor de Saneantes: Capuani do Brasil
> Setor de Plásticos: Vaspel Comércio e Indústria de Papéis LTDA
> Setor de Tintas: Avco Chemicals
> Personalidade Parceira do Setor Químico em 2024
Além dos setores premiados, a emoção tomou conta da noite, com mais um homenageado que tem sido um grande impulsionador do trabalho do Sindquímica e da Indústria como um todo, contribuindo fortemente com capacitação e inovação, além de desenvolver um forte trabalho social. O portal ANC se refere ao diretor regional do SENAI-CE que é, também, superintendente do SESI-CE, entidades ligadas à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Paulo André de Castro Holanda.
Ele tem uma ampla trajetória profissional. Paulo André já foi diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará, passando, em seguida, a ser diretor presidente da Companhia, além de ter exercido funções internacionais como diretor de Logística Portuária na American Association Of Port Authorities (AAPA).
Com passagens por várias entidades a exemplo do NUTEC, CENTEC e Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás, Paulo André Holanda que atua ativamente em conselhos e comissões setoriais, vem se destacando com um líder em inovação e educação tecnológica.
Paulo André é detentor também, de Certificado em programas de imersão na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Londres. Ele se posiciona com o compromisso que tem com o desenvolvimento industrial, social e tecnológico, além de ser uma referência no Ceará e no Brasil. O homenageado, amante das canções de Belchior, foi contemplado com o “Troféu Personalidade Parceira do Setor Químico em 2024” ao som da música “A Palo Seco”.
> Instituição Parceira do Ano de 2024
Homenageada de 2024 pelo Sindquímica Ceará por está presente, capacitando fortemente o setor químico e conferindo inovação e avanções em todo o estado, a “Instituição Parceira” desse ano é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE).
A honraria foi concedida ao SENAI que só nos últimos dois anos, ofertou mais de 10 cursos destinados à área química e já são mais de 200 profissionais saindo para o mercado prontos para alavancar a indústria química, com toda a expertise do SENAI em formar profissionais que farão toda a diferença em suas atividades laborais.
A 7ª edição do Encontro Anual das Indústrias Químicas encerrou com um jantar para os convidados e duas atrações artísticas: o Grupo Ritmo Quente com suas performances que abrilhantaram mais ainda a noite de celebrações, e o show de “D´Dreams Band. Confraternização e alegria não faltaram em mais uma noite festiva promovida pelo Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará.
* O Sindquímica Ceará
Um grande avanço foi o que registrou ao longo dos últimos quatro anos, o Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará. A gestão 2020-2024 do Sindquímica deixou marcas profundas e valorosas no setor químico do estado, preparando terreno fértil para as empresas do setor plantarem e semearem bons frutos.