
Pacajus se organiza para três dias de celebração e valorização da cultura do caju. A CajuExpoFest 2025, que tem início nesta quinta-feira (02) e segue até sábado (04), retorna ao calendário cultural da cidade após um intervalo de quatro anos. O tradicional evento cresceu e, neste ano, irá reunir gastronomia, agricultura familiar, artesanato, capacitações técnicas e apresentações gratuitas, fortalecendo Pacajus como um dos principais centros produtores de caju e castanha do estado do Ceará.
A expectativa é de receber mais de 3 mil visitantes. “Para além das palestras e workshops, teremos o corredor gastronômico, com mais de dez restaurantes oferecendo promoções especiais. No palco da gastronomia, chefs renomados do Senac vão ensinar pratos derivados do caju e da castanha para cozinheiras do programa Ceará Sem Fome. No sábado acontece o concurso gastronômico com 15 pratos distintos concorrendo ao prêmio de melhor receita com caju”, destaca secretário de Cultura e Turismo, Magno Carvalho.
As noites também contarão com apresentações musicais de talentos locais, como Nio Fernandes, Paula Zara, Banda Inversão, Papo Reto, Ui Marreira e Lázaro Gama, com repertórios que variam do forró ao rock.
Impacto econômico

Para além do aspecto cultural, a CajuExpoFest evidencia a importância do caju para a economia de Pacajus. O secretário de Agricultura, Dacio de Lima, lembra que a cajucultura faz parte da história da cidade desde a década de 1950. “O caju e a castanha movimentam a economia de Pacajus há décadas. Hoje, temos desde polpas e doces até hambúrgueres e carne de caju para o público vegano. Esse evento é fundamental para dar visibilidade ao nosso potencial produtivo não só para o Ceará mas também para todo o Brasil”, afirma Dacio.
O secretário também destaca a retomada das compras da agricultura familiar para a merenda escolar municipal. “Há anos nossos agricultores estavam fora desse programa, mas agora já fornecem feijão de corda, polpas de frutas, bolinhos e outros alimentos saudáveis para os alunos de Pacajus. Isso fortalece o campo e garante comida de qualidade nas escolas”, destaca Dacio.
A CajuExpoFest é promovida e organizada pelo Instituto Future e pela Prefeitura de Pacajus, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e de Agricultura, Pecuária e Pesca. O evento tem apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária.
A cajucultura no Ceará

O Ceará se destaca como um dos maiores produtores de caju do país. O estado lidera a produção de castanha de caju, com uma safra estimada em 101 mil toneladas para o ano de 2025. Esse volume representa 71,2% da produção nacional (141 mil toneladas), segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Serviço
7ª CajuExpoFest 2025
- Onde: Rua José Leite, no Centro de Pacajus/CE.
- Quando: 2 a 4 de outubro de 2025
- Atrações: shows, workshops, palestras, estandes, gastronomia, artesanato
Entrada gratuita