O Pacto Contra a Fome lança, nesta segunda-feira (29/09), uma campanha nacional inédita contra o desperdício de alimentos, coincidindo com o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos. A iniciativa traz duas inovações tecnológicas em parceria com a agência Africa Creative: o Desperdiçômetro e a inteligência artificial TIA, disponível via WhatsApp.
A TIA Contra a Fome funciona como uma assistente virtual que oferece orientações práticas para reduzir o desperdício de alimentos e sugere receitas criativas a partir dos ingredientes disponíveis em casa. Nesse sentido, a tecnologia pode incentivar hábitos mais sustentáveis no dia a dia da população.
O Desperdiçômetro, por sua vez, será instalado em locais de grande circulação nas principais cidades do país e apresentará dados sobre a quantidade de alimentos desperdiçados durante determinadas tarefas. A proposta é tornar o problema visível de forma prática, ajudando as pessoas a compreender a dimensão do desperdício em situações cotidianas.

“Com o Desperdiçômetro e a TIA queremos não apenas inspirar hábitos mais sustentáveis dentro de casa, mas também mobilizar a sociedade a se engajar nessa agenda. Quando consumidores entendem a dimensão do problema, passam a exercer pressão sobre empresas e governos para mudanças estruturais”, explica Juliana Plaster, codiretora executiva do Pacto Contra a Fome.
A campanha também inclui ativação em diversos pontos do país, filme publicitário e conteúdos digitais. As projeções estão programadas para o Minhocão, em São Paulo, e na Biblioteca Nacional, em Brasília, durante o dia.
“Quando traduzimos dados complexos em experiências acessíveis e cotidianas, conseguimos aproximar o tema da vida das pessoas e criar mobilização em escala. Esse é o verdadeiro poder da criatividade: inspirar mudanças urgentes e fundamentais”, comenta Raphael Vandystadt, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da agência Africa Creative.
Dados
Dados do Pacto Contra a Fome, em parceria com a consultoria Integration, apontam que 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas anualmente no Brasil. Simultaneamente, 64,5 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar.
O desperdício contribui também para a crise ambiental, aumentando a emissão de gases de efeito estufa e a pressão sobre recursos naturais. Ao todo, estima-se que um terço de tudo que é produzido no país não chega à mesa do consumidor.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cada brasileiro desperdiça em média 77 quilos de alimentos por ano, o que representa um custo anual estimado de R$ 1.603 para uma família de três pessoas. No âmbito global, a FAO calcula que cerca de um milhão de refeições são desperdiçadas diariamente, com prejuízos que somam US$ 1 trilhão ao ano.
Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial voltada para a erradicação da fome, promoção de alimentação adequada e redução estrutural do desperdício de alimentos. A organização visa erradicar a fome até 2030 e garantir que todos os brasileiros tenham acesso a alimentação adequada até 2040. Para isso, o trabalho se apoia em três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.
“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.