Começo de ano, vários reajustes de preços, como já é conhecido. Mas um item em especial, bastante consumido e famoso, tem chamado atenção pelo crescente aumento no preço: o pão. Na capital cearense, consumidores já se deparam com o quilo do pão ficando de R$ 21,90 para R$ 23,90 em alguns estabelecimentos, uma subida de 9% no valor.
O reajuste médio aplicado no início deste ano foi de 5%, segundo o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindipan-CE), sendo que em Fortaleza, entre janeiro e novembro do ano passado, a inflação acumulada no pão francês foi de 3,71%, conforme o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
“Aumento salarial dos funcionários e preço da farinha são os principais fatores do aumento”, [Alex Martins, presidente do Sindipan-CE]
Trigo em queda, mas com dólar caro
Segundo economistas, a matéria prima do pãozinho francês está com valor em queda nos últimos meses, mas esse reflexo não é sentido no valor final devido à alta do dólar que acumulou o maior valor nominal no fim do ano passado. A expectativa para 2025 é ver o comportamento do câmbio, além da produção dos outros países que possuem essa commodity (trigo).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC