Com abertura da licitação de construção marcada para o dia 24 de junho, o Hospital Regional do Maciço de Baturité (HRMB) pode ser nomeado em homenagem ao Papa Francisco. O projeto de lei foi apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), e tem o deputado Felipe Mota (União Brasil) como coautor.
Esse hospital será construído numa área de 40,5 mil m², em Baturité, e promete atender com serviços de alta complexidade, beneficiando milhares de moradores do Maciço de Baturité e arredores. A iniciativa é do Governo do Ceará com o objetivo de descentralizar e regionalizar o atendimento à saúde.

O projeto 375/2025 destaca que a homenagem a Papa Francisco reforça o caráter humanitário do hospital. Romeu Aldigueri ressalta que o pontificado do Papa foi marcado por uma forte defesa da saúde pública, combate à pobreza e exclusão social, e uma postura humanista que ultrapassa as barreiras religiosas, sendo reconhecida mundialmente.
“Associar esta instituição à figura do Papa Francisco é reforçar seu caráter humanitário e sua vocação pública (…). “A denominação proposta, portanto, não apenas homenageia uma das figuras mais respeitadas do nosso tempo, mas também inspira a todos que trabalham e são atendidos na unidade hospitalar, elevando os valores de empatia, serviço ao próximo e compromisso ético com a vida”, diz a justificativa do projeto.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.