De acordo com pesquisa do Instituto Opnus, para 40% dos cearenses a visita de casa em casa e o contato pessoal com um candidato são os principais fatores para escolher em quem vão votar para prefeito. Contudo, isso varia para cada município do Estado.
Pedro Barbosa, diretor técnico do Instituto Opnus, afirma que há uma grande diferença entre as campanhas eleitorais em Fortaleza quando comparado com cidades do interior. “Na Capital, tem uma campanha por televisão muito forte, uma campanha virtual muito forte e o corpo a corpo não tem essa capacidade de chegar para toda a população. Quando você vai para o interior, já tem uma proximidade muito grande dos candidatos com os eleitores”, disse o diretor.
O levantamento detalha que, para a população de Fortaleza, a interação direta com candidatos a prefeitura é um fator menos determinante no momento de escolher um candidato, no qual apenas 26% veem quesito como importante. Enquanto isso, esse contato direto é considerado como decisivo para 47% dos habitantes da Região Metropolitana (RMF), e 44% no Interior.
Para 27% dos votantes da capital cearenses, o mais importante para escolher um candidato nas eleições são os seus apoios de lideranças políticas e as alianças com outros partidos políticos. Além disso, outros 17% dizem que a propaganda eleitoral é a principal maneira para definirem o seu voto, enquanto na RMF são 7% e no Interior são 6%.
Já a partir do nível de escolaridade, 44% dos eleitores que possuem até o Ensino Fundamental enxergam o contato direto com um candidato e a visita em casa como muito determinante no momento de escolher o candidato a prefeito que irá votar. Enquanto para aqueles que tem até o Ensino Médio completo, esse valor diminui para 35%, e para os que possuem Ensino Superior, o valor é de 39%.
Para 36% destes que possuem Ensino Superior completo, apoios de lideranças políticas e alianças com outros partidos são importantes para escolher um candidato a prefeito. Enquanto apenas 15% daqueles com Ensino Fundamental consideram estes critérios importantes para o momento da escolha.
Esta pesquisa do Instituto Opnus entrevistou pessoas entre 16 e 24 anos, e de todas, 13% dizem que propagandas eleitorais são nas redes sociais e no WhatsApp são determinantes para escolherem um candidato a prefeito.
Contudo, o levantamento notou que esse valor reduz a partir do momento que o votante fica mais velho. Para apenas 2% daqueles com 60 anos ou mais consideram a campanha digital como importante para escolha do voto.
Mesmo como uma variação na importância dada para o contato pessoal com os candidatos a depender do perfil do eleitor, Barbosa salienta que a “eleição só chega de fato na cabeça das pessoas quando você começa a ter campanha”.
O diretor técnico do Instituto Opnus afirma a população acaba considerando a eleição como algo “distante” e focando menos na disputa “até que o candidato chegue com a campanha na porta da casa dele, apertando a mão e pedindo o voto”.
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