Um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores no Ceará, a deputada federal Luizianne Lins já afirmou que não abrirá mão de ser a candidata do partido na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. No entanto, após a filiação de Evando Leitão, o presidente da Assembleia desponta como favorito a ser escolhido para concorrer. Para evitar rachas internos, uma das intenções do PT é acomodar integrantes da agremiação como candidatos em cidades estratégicas do Ceará.
Neste contexto, Luizianne passou a ser cogitada como pré-candidata à Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana. Em entrevista à uma rádio local, a deputada afirmou que está aberta ao diálogo. “Não estou fechada a nenhuma conversa”, afirmou.
Eventos políticos apontam que este seja o caminho natural a ser seguido pela parlamentar. Em 2020, o PT emplacou candidatura própria em Caucaia. Na época, o então deputado estadual Elmano de Freitas foi para a disputa. De acordo com fontes ligadas ao Partido dos Trabalhadores, no atual cenário, o ideal seria encaixar Luizianne Lins em projetos considerados importantes para o partido.
Portanto, lançar Luizianne como candidata em Caucaia seria uma forma de compensá-la pela escolha de deixá-la de fora das eleições na capital cearense. Além de Caucaia, cidades como Aquiraz, Juazeiro do Norte e Sobral prometem ter candidaturas petistas.
Entenda
No dia 8 de janeiro, o atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anunciou razões pessoais para decidir que não vai tentar a reeleição no município. Aliado do governador Elmano de Freitas, o gestor abriu espaço para que o grupo político possa fazer o seu sucessor na cidade da Região Metropolitana. Diante das futuras articulações para a decisão, Luizianne surge com favoritismo para liderar a empreitada.
Fortaleza
Na capital cearense, tudo se aproxima para a escolha do deputado estadual Evandro Leitão. Nesta segunda-feira (15/01), o presidente da Assembleia publicou em sua rede social que já pôs o nome à disposição do partido para ser o candidato em Fortaleza. O comunicado veio após uma reunião de Evandro com o presidente estadual do PT, Conin, e com o presidente do PT Fortaleza, o também deputado estadual, Guilherme Sampaio.