PUBLICIDADE

Parceria entre Fiocruz, Institut Pasteur e UFC impulsiona pesquisa, inovação e formação na área da saúde

Foto: Divulgação

A cooperação científica entre Brasil e França avança com a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) entre a Fiocruz, o Instituto Pasteur de Paris e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento, que ocorrerá no dia 25 de março, às 9h,  no Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, situado no campus da Fiocruz Ceará, contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. 

A cerimônia de assinatura representa a oficialização de um compromisso já firmado pelo presidente da Fiocruz, Mário Moreira, pela presidente do Institut Pasteur de Paris, Yasmine Belkaid, e pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, para reforçar a colaboração em pesquisa, inovação e intercâmbio acadêmico nas áreas da imunologia e da imunoterapia.

No evento, estarão presentes os co-coordenadores do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, Caroline Passaes e João Hermínio Martins, o assessor da Fiocruz para Cooperação com Instituições Científicas e Tecnológicas Francesas, Wilson Savino, o reitor da UFC, Custódio Almeida, o Cônsul-Geral da França no Recife, Serge Gas, a coordenadora Geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, e suas respectivas equipes. 

Para a vice-reitora Diana Azevedo, a participação da UFC nessa parceria é relevante por fortalecer a internacionalização da universidade, ao inseri-la em uma rede global de pesquisa. “Isso é crucial para enfrentar desafios como epidemias, pandemias e outras crises de saúde pública”, afirma Diana. 

Essa é também a visão da pesquisadora Cláudia do Ó Pessoa, coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC. “Essa parceria permitirá o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na UFC por diversos grupos de pesquisa, promovendo a troca de conhecimento e capacitação. Além disso, contribuirá para avanços no desenvolvimento de vacinas e terapias, proporcionando acesso a infraestrutura e tecnologias de ponta”, declara.

Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia

O Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia é fruto da cooperação científica entre o Institut Pasteur, na França, e a Fiocruz. Inaugurado em maio de 2024, sua missão é acelerar a pesquisa no campo da imunologia e impulsionar o desenvolvimento de imunoterapias inovadoras para o tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis. 

O espaço desenvolve pesquisas voltadas para o câncer, doenças emergentes e infecciosas, além de doenças autoimunes e neurodegenerativas. Sua criação fortalece a capacidade de resposta às demandas globais de saúde pública e promove a pesquisa translacional, possibilitando a aplicação dos conhecimentos científicos na criação de novas terapias que possam ser disponibilizadas à população. Entre as terapias desenvolvidas, estão o desenvolvimento de anticorpos monoclonais e moléculas relacionadas, bem como a pesquisa e aprimoramento de terapias celulares baseadas na atividade de células T e células NK. O objetivo é expandir o acesso a tratamentos avançados e desenvolver soluções terapêuticas para doenças que impactam diretamente a população brasileira.

De acordo com os co-coordenadores do Centro, Caroline e João “ O evento reforça o compromisso das instituições com a pesquisa, a inovação e a qualificação de novos profissionais nas áreas da imunologia e imunoterapia, consolidando parcerias estratégicas para o futuro da ciência e beneficiando diretamente a sociedade”.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.



WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir