PUBLICIDADE

Parceria promove emprego e formação para adolescentes vulneráveis

Um grupo de adolescentes em situação de acolhimento institucional e oriundos de comunidades com alto grau de vulnerabilidade social deu o primeiro passo em direção à inclusão profissional, nesta segunda-feira (07/04). Eles iniciaram uma formação para atuar como assistentes administrativos, que irá prepará-los para ingressar no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado.

A iniciativa é resultado de uma articulação entre a Secretaria da Proteção Social (SPS), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a empresa Reframax Engenharia. A qualificação dos jovens está sendo realizada pelo programa Primeiro Passo, coordenado pela SPS, e faz parte de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre as três instituições. O projeto também conta com apoio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/CE), da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e do Ministério Público do Estado (MPCE).

Com duração de 16 meses e carga horária total de 1.280 horas, a capacitação combina teoria e prática. As aulas teóricas são ministradas pela SPS, enquanto a experiência prática, supervisionada e remunerada, será conduzida pela Reframax Engenharia.

Parceria promove emprego e formação para adolescentes vulneráveis
Foto: Divulgação/SPS

“Minha expectativa é crescer na empresa e fazer tudo certo. Vai ser difícil porque tenho que conciliar o trabalho com a escola e ainda cuidar do meu filho, mas vou conseguir”, contou Ana, de 16 anos, uma das 14 jovens que integram a nova turma. Ela foi uma das três participantes que receberam simbolicamente os kits pedagógicos que foram entregues a toda a turma.

Durante o evento de boas-vindas, o secretário-executivo da Proteção Social, Ecildo Filho, enfatizou a importância do programa Primeiro Passo. “No ano passado, mais de 24 mil cearenses foram qualificados pela SPS. Neste ano, vamos superar os 26 mil. O Primeiro Passo é transformador: 30% dos jovens aprendizes acabam contratados pelas empresas”, comentou.

Ana Paula Rosa Azevedo, analista da Reframax Engenharia, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a transformação social. “Estamos muito felizes em abrir as portas para esses 14 talentos. Investir em pessoas é o que realmente transforma realidades — e queremos ser, acima de tudo, um espaço de acolhimento e crescimento”, disse.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir