PUBLICIDADE

Parlamentares repudiam as falas de Ciro Gomes contra Janaína Farias

A bancada feminina no Senado Federal apresentou requerimento de voto de repúdio ao ex-ministro Ciro Gomes por ataques desferidos por ele contra a senadora Janaína Farias, em entrevista exclusiva à Rede ANC na última quinta-feira (04/04). O documento é de autoria conjunta das 15 senadoras com assento naquela Casa. Janaína também assinou o documento. Ciro fez duras críticas à senadora e a familiares dela, chegando a insinuar que a ligação de Janaína com o ministro da Educação Camilo Santana, de quem é segunda suplente, seria por “serviço particular de harém”.

As declarações de Ciro Gomes ganharam repercussão nacional e mais uma vez o posicionamento do ex-ministro com relação às mulheres foi questionado. No requerimento das senadoras, elas classificam as declarações contra Janaína como preconceituosas, misóginas e agressivas.

Na sessão desta terça-feira (09/04), da Assembleia Legislativa, parlamentares da base governista saíram em apoio da senadora, repudiando as palavras desferidas por Ciro contra ela. Em pronunciamento o deputado De Assis Diniz, líder do bloco PT, PCdoB, PSD,  PSDB e Cidadania, lamentou a postura do ex-ministro. “É lamentável que uma pessoa culta, com um passado político notável, agrida as pessoas dessa forma. A companheira Janaína Farias, suplente de Camilo Santana, tem um passado respeitável”, afirmou De Assis.

Na avaliação do petista, a crítica de Ciro não teve o viés político, mas um ataque à honra de uma mulher. “Este tipo de declaração, tão baixa, misógina, reduz alguém de tamanha capacidade ao lixo da história. Camilo e Janaína merecem nossa total e irrestrita solidariedade”, afirmou.

Para o líder do bloco governista, a ascensão política de Camilo Santana, governador por dois mandados, senador da República e atualmente ministro da Educação, seria a motivação para os ataques. “Ciro é um homem culto, mas o ódio que ele tem demonstrado por Camilo Santana o leva para o lixo da história. Faz com que mais uma vez ele passe dos limites. Desta vez atacando a honra de uma mulher nas questões particulares”, frisou o deputado.

Os deputados Missias Dias (PT) e Jeová Mota (PDT) também se solidarizaram com Janaína. Eles reiteraram a necessidade do combate de todo tipo de violência contra as mulheres.

vídeos da assessoria do deputado De Assis Diniz:

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir