PUBLICIDADE

Parque Nacional de Jericoacoara adia cobrança de ingressos

A implementação da taxa de R$ 50 por dia para visitantes do Parque Nacional de Jericoacoara sofreu um novo adiamento. Agora, a cobrança está prevista para começar apenas em março de 2025, após decisão anunciada nesta quarta-feira (17/12).

A prorrogação foi divulgada pelo prefeito eleito de Jijoca, Leandro Cezar, e pelo Comitê de Transição da Concessão do Parque de Jericoacoara, formado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela empresa Urbia Cataratas Jeri, responsável pela futura gestão do parque. Inicialmente, a cobrança estava programada para 10 de janeiro de 2025.

“Considerando as premissas e compromissos do Plano de Transferência das Operações, a Data de Eficácia do Contrato de Concessão e, portanto, o início de cobrança dos ingressos deverá ocorrer em prazo não inferior a 90 dias contados de hoje”, diz um trecho do documento.

Parque Nacional de Jericoacoara adia cobrança de ingressos
Foto: Reprodução/Portal Jericoacoara

Atualmente, os turistas já pagam uma taxa de turismo no valor de R$ 41,50, arrecadada pela Prefeitura de Jijoca. Quando a nova cobrança entrar em vigor, os visitantes precisarão pagar tanto a taxa municipal quanto o ingresso gerido pela concessionária.

Isenções

Algumas categorias de visitantes estarão isentas do pagamento do ingresso ao Parque Nacional. Entre os beneficiados estão moradores de Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz; crianças de até seis anos; guias de turismo credenciados pelo ICMBio; professores e pesquisadores em atividades ambientais; e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para garantir a isenção, os visitantes deverão apresentar documentos que comprovem residência, vínculo profissional ou a inclusão em programas sociais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir