PUBLICIDADE

Parques de Jericoacoara e Ubajara estão entre os mais visitados do Brasil

O ano de 2024 marcou novos recordes no monitoramento da visitação em Unidades de Conservação (UCs) federais. Os Parques Nacionais continuam sendo os destinos preferidos do público, com 12,5 milhões de visitas registradas em 2024 – um aumento real de 3,8% em relação ao ano anterior.

O monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inclui também as Áreas de Proteção Ambiental (APA), Reservas Extrativistas (Resex), Reservas Biológicas (Rebio), Florestas Nacionais (Flona) e Monumentos Naturais (Mona), dentre outras categorias de manejo previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). 

Para o presidente do ICMBio, Mauro Pires, a pandemia evidenciou o quanto o contato direto com a natureza é fundamental para o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas.

“Cabe aos órgãos gestores das unidades de conservação, como é o caso do ICMBio, estabelecer os meios para que a visitação seja a melhor possível. Por outro lado, é importante que a população se aproprie cada vez mais destas áreas, participando dos esforços para sua preservação e atuando junto às autoridades, em todas as esferas, para que existam investimentos que ampliem e aprimorem as unidades de conservação, sobretudo na parte de infraestrutura de visitação e proteção”, revela Pires

Ele afirma a importância do monitoramento da visitação nas Unidades de Conservação, com objetivo de que os diagnósticos sejam mais próximos da realidade e fortaleçam as estratégias de inclusão de todos os segmentos da sociedade, como , por exemplo, no quesito da acessibilidade e melhoria dos equipamentos.

O ecoturismo está em quinto lugar entre as motivações que levam os turistas estrangeiros a visitar o Brasil. Em 2023, 19% destes turistas tiveram como principal motivo conhecer a Natureza e a Biodiversidade brasileiras, de acordo com dados da Embratur. Já entre os brasileiros, 27% viajaram em 2023 para conhecer destinos de natureza, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.

Além da recreação e do turismo, diversas outras motivações levam a população a visitar as unidades de conservação. Entre elas, destacam-se as atividades de educação e interpretação ambiental, a realização de pesquisas científicas, a vivência em comunidades locais e/ou tradicionais, e a busca por mais qualidade de vida, saúde e bem-estar, por meio de atividades como caminhadas, trilhas de bicicleta, escaladas, observação de aves e de vida silvestre, entre outras. A visitação nas unidades de conservação, com destaque para os parques nacionais urbanos, também impulsiona a economia.

Os 10 parques nacionais mais visitados

Em 2024, o ranking dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil reafirmou a consolidação do Parque Nacional da Tijuca (RJ), com mais de 4,6 milhões de visitas, do Parque Nacional do Iguaçu (PR), com mais de 2 milhões de visitas, e do Parque Nacional de Jericoacoara (CE), com mais de 1,5 milhão de visitas, no topo da lista.

Parques Nacioanais
Foto: Divulgação

 

10 unidades de conservação mais visitadas

Entre as unidades de conservação de todas as categorias, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca reafirmou sua posição como a UC mais visitada do país. Localizada no litoral sul de Santa Catarina, a APA protege uma importante área marinho-costeira e é um dos principais refúgios da Baleia-Franca-Austral (Eubalaena australis). Neste ranking, entram ainda a APA de Fernando de Noronha (PE), a APA da Região Serrana de Petrópolis (RJ) e a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ).

Unidade de conservação nacional
Foto: Divulgação

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.



WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir