A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Participação quilombola cresce nas eleições de 2024 no Ceará

O Ceará conta com 83 quilombolas como candidatos nas eleições de 2024, representando 0,63% dos registros no Estado, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta eleição, pela primeira vez, candidatos ao Executivo e Legislativo municipais puderam se identificar etnicamente como quilombolas, impossibilitando comparações com pleitos anteriores.

Participação quilombola cresce nas eleições de 2024 no Ceará
Foto: Helene Santos

Segundo Aurila Maria de Sousa Sales, coordenadora nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), o número de candidatos quilombolas cresce a cada eleição. “Nossas candidaturas quilombolas vêm crescendo a cada pleito eleitoral. Não da forma que desejamos, mas considero um número bom, pois são muitas dificuldades em ser aceito ou aceita sua candidatura nos partidos eleitorais”, comentou.

No Ceará, entre os candidatos quilombolas, três concorrem ao cargo de prefeito e 78 para vereador. Do total, 60,24% são homens e 39,76% mulheres. O estado é o quarto no Nordeste em número de candidaturas quilombolas, embora tenha a sexta maior população quilombola na região. Segundo o Censo 2022, o Ceará possui 23,9 mil quilombolas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir