Os primeiros minutos de vida é o momento conhecido como “hora de ouro”, o contato entre a mãe e o bebê é extremamente importante. O nascimento faz com que o vínculo afetivo se torne parte do protocolo do parto humanizado realizado pela Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, a 17 km de Fortaleza, e gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A maternidade oferece assistência humanizada com apoio físico e psicológico e conta com o novo o Centro de Assistência à Gestante que ampliou o atendimento para as futuras mamães.

O trabalho de parto humanizado prepara a gestante para o momento de dar à luz. As técnicas utilizadas proporcionam segurança, conforto e bem-estar. As gestantes atendidas pela maternidade recebem massagem terapêutica com óleos aromáticos e relaxantes, musicoterapia técnicas de pilates com utilização da bola suíça, cavalinho (cadeira apropriada para estimular o parto normal), caminhada pelo jardim, orientações sobre posturas ideais para alívio das dores e ganham arte gestacional com a imagem da placenta.
De acordo com a com a enfermeira obstetra, Arliane Gomes, tanto no parto normal como na cesariana é possível oferecer as técnicas para parto humanizado. “Toda gestante tem direito a uma assistência humanizada e segura, sendo ela parto normal ou cesárea, alguns métodos mudam conforme o parto, mas a humanização tem que está presente em todas as etapas”, explicou a enfermeira.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.