PUBLICIDADE

Passe-livre intermunicipal ganha novo desdobramento

Promessa de campanha de Elmano de Freitas, o “ Vai e Vem Livre” está próximo de ser implementado. Nesta quarta-feira (1º/11), o governador do Ceará anunciou o envio, para a Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que cria o passe-livre metropolitano.

O comunicado foi realizado durante a tradicional conversa do chefe do Executivo com os cearenses através de suas redes sociais. Na ocasião, Elmano assinou o projeto que visa garantir a gratuidade da tarifa do transporte coletivo para quem se deslocar de cidades da Região Metropolitana em direção à capital cearense.

De acordo com o governador, a mensagem vai para a Assembleia para que os deputados possam sugerir melhorias à proposta que vai beneficiar moradores de 19 cidades, quantidade que representa 44% da população do Ceará. “Minha referência sempre foi uma pessoa que gastava R$28 por dia. No final do mês, gastava mais de R$600. Isso, para uma diarista, era uma despesa muito alta. Hoje vamos assinar a mensagem para pedir a análise dos deputados e garantir para você, meu irmão e minha irmã cearense, que possa vir para a capital e voltar para a sua cidade de graça. Esse dinheirinho vai ficar no seu bolso”, detalhou.

Referências

Atualmente, o Ceará conta com quatro cidades que já atuam com essa política pública, todas situadas na Região Metropolitana. Em Caucaia, maior cidade brasileira a oferecer o passe-livre de maneira totalmente gratuita para a população, todos os habitantes têm direito ao benefício criado em 2021 pelo prefeito Vitor Valim. 

Eusébio foi a primeira a instituir a iniciativa no Nordeste. Em Aquiraz, é permitido aos moradores do município utilizar as linhas sem o pagamento de tarifas. Já o “Maracanaú Passe Livre” foi sancionado em novembro de 2021 para atender pessoas inscritas no CadÚnico. Só em maio de 2022 que a política pública passou a atender toda a população.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir