PUBLICIDADE

PCCE recupera mais de cinco celulares em três dias em Juazeiro do Norte

Por conta dos trabalhos de investigação realizados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, recuperou 10 aparelhos celulares nos últimos três dias. A ação foi realizada pelo Núcleo de Roubos e Furtos da unidade regional da PCCE e tem o intuito de inibir a venda e compra de aparelhos celulares com restrição de roubo ou furto. Os aparelhos serão restituídos em breve aos proprietários.

A iniciativa da Delegacia Regional está em sintonia com as ações desenvolvidas pelo Governo do Ceará. Desde o mês de abril de 2024, a população cearense dispõe da ferramenta Meu Celular (meucelular.sspds.ce.gov.br). A iniciativa funciona em parceria com as operadoras de telefonia celular com atuação no Estado, e também com o apoio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Ministério Público do Ceará (MPCE).

 

Funcionamento

Com o cadastramento do aparelho na plataforma do Meu Celular, em caso de roubo ou furto, é disparada uma mensagem de texto para o aparelho com restrição por roubo, furto ou perda. Caso uma terceira pessoa adquira o celular pelo mercado ilegal, essa pessoa será notificada para que se dirija até a unidade da Polícia Civil indicada, quando serão feitos os procedimentos necessários para a devolução do bem ao seu real proprietário.

Além disso, quem teve o aparelho roubado, furtado ou perdido também é notificado pelo Meu Celular. A ferramenta indica ainda quando e onde poderá ser realizada a retirada do dispositivo móvel. Por conta das medidas tomadas para inibir o furto de roubos, o número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), chegou ao menor patamar dos últimos nove anos em 2024. Só no ano passado, foram recuperados 5.500 celulares. 

 

A importância do registro do BO

A orientação da Polícia Civil em caso de furto ou roubo, é que a vítima sempre registre um Boletim de Ocorrência (BO), na unidade policial mais próxima, ou por meio da Delegacia Eletrônica. Para isso, é necessário ter em mãos informações que auxiliem na localização do aparelho, como: marca, modelo e cor, e o número do IMEI, que pode ser consultado com uma chamada do dispositivo para *#06#.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir