Além de Evandro Leitão, outras figuras podem deixar o Partido Democrático Trabalhista. Após reunião com membros do PDT realizada nesta quarta-feira (08/11), 13 deputados podem seguir novos rumos sem a perda do mandato, já que o PDT aprovou cartas de anuência a determinados parlamentares. Deputados estaduais como Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho não pediram desfiliação.
Entre suplentes de deputado e aqueles que exercem o mandato, 20 figuras devem deixar a agremiação partidária, a exemplo de Evandro Leitão, Guilherme Landim, Jeová Mota, Marcos Sobreira, Oriel Filho, Osmar Baquit, Sérgio Aguiar, Romeu Aldigueri, Lia Gomes e Salmito Filho. Pelo observado, todos integram a ala que apoia o senador Cid Gomes.
Entre os representantes na Câmara Federal, Idilvan Alencar, Mauro Filho, Eduardo Bismarck e Leônidas Cristino devem seguir o mesmo caminho. Enfermeira Ana Paula, suplente de deputado federal e vereadora de Fortaleza, também realizou o pedido.
Posicionamento
A repercussão pode levar a um número maior de desfiliados. De acordo com informações dos bastidores da política, dezenas de prefeitos de municípios cearenses preparam uma saída em massa do PDT.
A expectativa é que André Figueiredo, presidente nacional da sigla, realize um pronunciamento ainda nesta quarta-feira. Agora, cada deputado deve entrar na Justiça para oficializar a desfiliação para, só então, ingressarem em um novo partido.