Acompanhado de diversas lideranças e demais apoiadores, Sarto Nogueira foi oficializado como pré-candidato à reeleição para prefeito em Fortaleza. A expectativa do evento também circulava em torno do anúncio do pré-candidato a vice: Élcio Batista (PSD), que já ocupa essa função, foi o escolhido para o posto.
O evento, sediado na quadra poliesportiva do colégio Farias Brito, no bairro Benfica, reuniu milhares de pessoas para prestigiar a oficialização da pré-candidatura. Na ocasião, Sarto reconheceu os desafios ainda existentes em Fortaleza, e afirmou que é preciso dar continuidade ao projeto que visa atender à necessidade da população e proporcionar uma capital menos desigual. “Nós trabalhamos o tempo todo pensando nas famílias mais pobres de Fortaleza, justamente para superar as desigualdades. Eu sei que ainda tem muita coisa para melhorar, mas a depender da nossa equipe, nós vamos conseguir essas mudanças”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Internamente, algumas figuras do PDT já demonstraram posição favorável para que Élcio Batista continuasse como vice de Sarto Nogueira. A convenção também oficializou o presidente estadual do PSDB como pré-candidato a vice. Para Élcio, é importante dar continuidade a essa parceria. “Nós temos hoje os dois maiores líderes do Ceará: Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Esses dois homens, que transformaram a história do Ceará, nos entregaram um projeto. Essa parceria entre PSDB e PDT tem sido benéfica e precisamos dar continuidade ao projeto que tem feito muitas entregas ao povo da nossa cidade. Hoje, por exemplo, temos Fortaleza como a principal capital desse país na parte de inovação”, afirmou.
Apoiadores de Sarto à reeleição
Conforme mencionado, lideranças estaduais e nacionais participaram da agenda política. Um deles foi Ciro Gomes. Na oportunidade, o ex-ministro defendeu o nome de Sarto como o candidato mais preparado dentre os nomes que se colocaram à disposição da população de Fortaleza.
“Posso ponderar como líder mais velho. Nessas eleições, temos duas razões para votar. A primeira é a favor do compromisso. Peço que nos ajudem a tocar a mente e os corações de Fortaleza. Nós temos o melhor candidato e o melhor projeto para essa cidade. Vale a pena defender uma administração que tem provocado uma mudança profunda na nossa cidade”, enfatizou.
Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza, destacou que a reeleição de Sarto também prioriza “proteger a capital”. “Essa reeleição do Sarto visa, também, proteger Fortaleza de uma turma que nós conhecemos bem. Uma turma que prioriza a ambição, que usa a política para se servir, não para servir a população. O Sarto vai ter de se virar em dez, porque Fortaleza não pode parar”, destacou.
Deputado federal e presidente nacional do PDT, André Figueiredo reafirmou a reeleição de Sarto como uma prioridade do partido. “Hoje é dia de festa. Diziam que o Sarto não era candidato. Está aqui: candidatíssimo. Fortaleza é prioridade do Brasil e quem está na presidência tem que respeitar o PDT, que é parceiro do Governo Federal. Sarto tem o dom de cuidar das pessoas. Antes do prefeito, é preciso dizer que temos um ser humano inigualável”, pontuou.
Sarto Nogueira
Médico por formação, José Sarto Nogueira iniciou a caminhada política em 1989, quando assumiu pela primeira vez uma das cadeiras da Câmara Municipal. Na Casa Legislativa, foi presidente da Câmara de 1990 a 1992. Em 1995, chegou à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará após ser eleito como deputado estadual. Antes de chegar à Prefeitura de Fortaleza, Sarto também presidiu a Alece, no período que foi de 2019 a 2020. Concorreu à Prefeitura da capital cearense em 2020, e foi eleito com 668.652 votos, o que corresponde a 51,69% do eleitorado local.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Pré-candidato a vice-prefeito
Élcio Batista é cientista social, com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Atual presidente estadual do PSDB, é vice-prefeito da capital cearense desde 2020.
Em sua trajetória, o político já foi chefe de gabinete do ex-governador Camilo Santana e secretário de Assuntos da Casa Civil. Na época em que Roberto Cláudio foi prefeito de Fortaleza, Élcio também exerceu o cargo de secretário municipal da Juventude. Inclusive, em entrevista à REDE ANC, RC já havia demonstrado ser favorável à continuidade de Élcio antes mesmo da oficialização. “´Sarto e Élcio é uma dupla que vem dando certo”, afirmou.