Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas pode dar novos rumos ao cenário eleitoral de Fortaleza. O estudo, divulgado nesta quinta-feira (18/11), pode fazer com que o PDT mude de estratégia e faça Roberto Cláudio repensar a decisão de não disputar a Prefeitura da capital cearense em 2024.
O fato decorre da própria pontuação de Roberto Cláudio e de sua colocação na pesquisa. Em todos os cenários do estudo, RC é o único candidato que chega a ter um empate técnico com Capitão Wagner (União Brasil), com uma diferença de apenas um ponto percentual.
Quando apresentado aos entrevistados que responderam à pesquisa, Roberto Cláudio aparece na segunda colocação, com 32,4%. Wagner figura na liderança com 33,4%. Diante deste contexto, os dois políticos fariam o 2º Turno das eleições municipais de Fortaleza.
Negativa
Apesar da colocação de RC, o PDT encaminha a tentativa “natural” de reeleição de Sarto Nogueira, atual prefeito da cidade. Na pesquisa em questão, o gestor aparece em 2º colocado, com 21,8%.
Wagner, por sua vez, continua na liderança com 38,5%. Em outro cenário, Sarto chega a cair de posição e fica em 3°. Quando incluída, Luizianne Lins, deputada federal, supera o atual prefeito e marca 20,8%
Embora tenha conseguido números relevantes nessa e em pesquisas anteriores, Roberto Cláudio já descartou a disputa pela Prefeitura de Fortaleza no pleito que se aproxima. Gestor da capital cearense por dois mandatos, RC defende que Sarto seja o candidato do PDT na eleição de 2024.
No entanto, o político deve prosseguir em suas articulações. A ideia do ex-prefeito é circular pelo interior do Ceará e fortalecer a candidatura de aliados, tarefa que ele já definiu como sua “missão”.
Rumores
Na época em que descartou a candidatura, RC apontou quesitos que reforçam sua tese de defesa pelo nome de Sarto. “O nosso partido e eu temos o privilégio de ter um prefeito, um médico, um cara da periferia. Veio do interior, foi criado na periferia e está entusiasmado”.
Quem também levantou os rumores de Roberto Cláudio de volta ao cenário eleitoral foi o senador Cid Gomes. Na época envolvido na polêmica do racha interno do PDT, o político afirmou que, em âmbito municipal, RC era o favorito a emplacar a candidatura do partido à Prefeitura.
“Se depender só do âmbito municipal, desconfio que o candidato acaba sendo o Roberto Cláudio. Mas o partido vai se pronunciar no momento que achar conveniente”.