PUBLICIDADE

Pé-de-Meia Licenciatura exigirá 650 pontos no Enem para concessão do benefício

Os estudantes de licenciatura que atingirem pelo menos 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão receber o benefício “Pé-de-Meia”, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana. A nota mínima será aplicada já no Enem deste ano, com o pagamento das bolsas previsto para começar em 2025.

O objetivo do programa é atrair alunos de destaque no Enem para a carreira de licenciatura, oferecendo uma bolsa garantida desde o início do curso universitário. “A ideia é estimular que bons alunos do Enem, bons alunos desse País, possam ingressar na carreira de licenciatura. Ele já vai saber que ele vai entrar na universidade com uma bolsa paga”, anunciou.

Pé-de-Meia Licenciatura exigirá 650 pontos no Enem
Foto: Divulgação

O “Pé-de-Meia” faz parte de um pacote maior de políticas voltadas à valorização do magistério, que será lançado oficialmente em breve. Durante um evento em outubro, realizado em Fortaleza, Camilo revelou que a bolsa terá valor superior a R$ 500 e não será restrita apenas a estudantes de baixa renda. No entanto, detalhes sobre o número de bolsas disponíveis ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Outras medidas anunciadas incluem um programa inspirado no “Mais Médicos”, que visa incentivar professores a atuarem em áreas com déficit de profissionais, e a criação de um “concurso unificado” para docentes. Este último utilizará a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como critério de seleção, sendo que o exame passará por ajustes para atender a essa finalidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir