PUBLICIDADE

PEC da Blindagem e da Anistia motivam atos em Fortaleza e no Brasil

Neste domingo (21/09), capitais brasileiras registraram manifestações contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado. Em Fortaleza, o ato reuniu milhares de pessoas na Praia de Iracema, com concentração a partir das 15h30 no entorno da estátua Iracema Guardiã.

Os manifestantes portavam cartazes com fotos de deputados que votaram a favor da proposta, além de bandeiras de movimentos sociais. Durante o protesto, entoaram o Hino Nacional, palavras de ordem como “sem anistia” e músicas de crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhadas da tradicional “vaia cearense”.

PEC da Blindagem e anistia motivam atos em Fortaleza e no Brasil
Foto: Instagram/Gabriel Biologia

Entre os presentes estavam lideranças políticas cearenses, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB). Na oportunidade, o deputado comentou sobre a necessidade do Congresso votar pautas que beneficiem a população.

“Nós precisamos votar a isenção do imposto de renda até R$ 5 mil, a diminuição da incidência do imposto até R$ 7.500, que vai beneficiar milhões de brasileiros e colocar mais dinheiro na economia, mais geração de emprego e renda, mais oportunidades. Nós precisamos acabar com a famigerada escala 6×1. É isso que o povo brasileiro quer. Não à PEC da Blindagem”, disse.

PEC da Blindagem e anistia motivam atos em Fortaleza e no Brasil
Foto: Instagram/Gabriel Biologia

O chefe da Casa Civil, Chagas Vieiras, também esteve presente e discursou, reforçando a luta pela democracia. “Nós não vamos aceitar que o nosso Brasil seja entregue à impunidade, à irresponsabilidade, ao desrespeito. Nós não somos terreiro de país de ninguém. O Brasil é dos brasileiros!”, pontuou.

Mobilizações pelo País

Nas outras capitais, as manifestações contaram com a participação de movimentos populares, centrais sindicais e organizações civis. Em Brasília, o cantor Chico César integrou o ato, enquanto em Belo Horizonte a cantora Fernanda Takai participou da mobilização.

No Rio de Janeiro, a agenda contou com apresentações de Gilberto Gil e Chico Buarque. Caetano Veloso também esteve presente e publicou nas redes sociais um vídeo convocando a população a se manifestar. “A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fomos outras vezes”, disse na publicação. Djavan, Maria Gadú, Marina Sena e o grupo Os Garotin também marcaram presença.

PEC da Blindagem e anistia motivam atos em Fortaleza e no Brasil
Foto: Pilar Olivares/Reuters

Ainda no Rio, as mobilizações foram promovidas por coletivos como a Frente Povo Sem Medo, a Frente Brasil Popular e a Central de Movimentos Populares, com concentração em Copacabana. Em São Paulo, a concentração ocorreu na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), reunindo estudantes, sindicatos e artistas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir