Para fortalecer a educação de jovens que cursam o ensino superior, o município de Pedra Branca, no Sertão Central, anunciou o investimento de recursos próprios para disponibilizar mais dois ônibus escolares voltados a atender universitários que estudam em cidades vizinhas. Em solenidade para comunicar a conquista dos alunos, a Prefeitura garantiu a qualidade dos veículos e reforçou o comprometimento com a Educação.
“Com os ônibus mais modernos e seguros, esperamos aprimorar a experiência dos universitários e, ao mesmo tempo, aumentar sua produtividade nos estudos. A Prefeitura está empenhada em investir no futuro da juventude local e garantir que eles tenham as condições ideais para se dedicarem ao conhecimento”, postou a Prefeitura em sua página na rede social.
É válido ressaltar que, a momento, a obrigação de aplicar recursos na educação de ensino superior é de responsabilidade do Governo Federal. Em diversos municípios do Estado, os estudantes precisam arcar por conta própria com os custeios da condução aos polos universitários. Cidades como Pedra Branca, Aquiraz e Eusébio contam com a oferta do serviço de forma gratuita.
Gratuidade
Em março, a Comissão de Educação aprovou um projeto que garante transporte escolar universitário aos estudantes de baixa renda. A proposta do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, prevê que a União, em articulação com estados, Distrito Federal e municípios, preste assistência técnica e financeira para o fornecimento de transporte escolar ao público-alvo.
A iniciativa do senador foi aprovada na forma do substitutivo elaborado pela relatora, senadora Professora Dorinha (União-TO). Inicialmente, o projeto previa que municípios, estados e DF assumissem os custos. No entanto, a relatora lembrou que a União é a maior responsável pela educação superior, tanto pública quanto privada.