PUBLICIDADE

Pele de tilápia desenvolvida pela UFC avança para produção e pode chegar ao SUS

O Grupo Biotec foi escolhido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para produzir, com exclusividade, a pele de tilápia liofilizada, destinada a tratamentos em medicina regenerativa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08/07). A tecnologia começou a ser desenvolvida em 2015 e teve a patente concedida no ano passado.

A empresa, que tem unidades no Brasil e nos Estados Unidos, será responsável pela fabricação, distribuição e aprovação regulatória do produto junto à Anvisa. A meta é fornecer kits ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por 80% dos atendimentos de queimaduras no país.

Pele de tilápia desenvolvida pela UFC avança para produção e pode chegar ao SUS
Foto: Reprodução

A seleção seguiu critérios técnicos e de transparência, avaliando propostas de royalties, modelo de negócios e estrutura de pesquisa e inovação. O processo foi conduzido pela Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer) da UFC, que agora finaliza os trâmites com o consórcio vencedor, formado pelas unidades de Manaus (AM) e São José dos Campos (SP).

A pesquisa foi coordenada pelo médico Edmar Maciel, em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), liderado pelo professor Manoel Odorico de Moraes Filho. Ao todo, 380 pesquisadores de nove países participaram do desenvolvimento, que também resultou em outras inovações, como pele em glicerol, matriz acelular e colágeno purificado, todas com pedidos de patente nacional e internacional.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir