O município de Penaforte, localizado no sul do Ceará, registrou as maiores temperaturas do Estado neste ano, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre outubro e novembro, os termômetros marcaram 41,3 °C no dia 19 de outubro e 41,5 °C no dia 5 de novembro, valores que entram para o ranking histórico das mais altas já observadas no Ceará.

Com essas marcas, Penaforte se aproxima do recorde estadual absoluto, de 41,9 °C, registrado em Jaguaribe em outubro de 2023. Nos últimos anos, municípios do interior, como Penaforte, Barro e Jaguaribe, têm se destacado pelas sucessivas ondas de calor.
Calor extremo e baixa umidade
De acordo com o meteorologista Bruno Rodrigues, o calor intenso está relacionado às condições atmosféricas típicas do fim do período seco, quando há baixa umidade do ar, céu aberto e alta incidência solar.
“Esses fatores favorecem o aquecimento mais intenso da superfície e contribuem para registros de temperatura mais elevados”, explicou.
Em 2025, o cenário foi agravado pela atuação de uma massa de ar seco sobre o Nordeste e por um sistema de alta pressão atmosférica, que dificulta a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuvas. Além disso, a passagem de um sistema frontal nas regiões Sudeste e Sul do Nordeste também contribuiu para o aumento das temperaturas antes da chegada de frentes frias.
Tendência de aquecimento
O fenômeno reforça a tendência de intensificação do calor no interior cearense, observada nos últimos anos. A Funceme alerta para a importância do monitoramento contínuo das condições climáticas e da adoção de ações de adaptação frente aos eventos extremos que têm se tornado mais frequentes no Estado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


