Em 2024, as pequenas e médias empresas online experimentaram um crescimento nas vendas, com quase dois milhões de pedidos provenientes diretamente das redes sociais. Esse número representa 24% de todas as transações realizadas no primeiro semestre do ano, um aumento de 27% em relação a 2023. Os dados são da plataforma Nuvemshop.
Entre as redes sociais, o Instagram se destaca, sendo responsável por 89% dos pedidos originados, ou cerca de 1,6 milhão. O Facebook, por sua vez, representou 8,4%, enquanto o YouTube ficou com 1,6% e o TikTok contribuiu com 0,9%.
Especialistas apontam que o crescimento foi ainda mais evidente durante a pandemia, quando as empresas utilizaram as redes sociais para inovar na divulgação de seus produtos e serviços. O meio virtual é uma boa ferramenta para isso por criar um novo modelo de aproximação entre negócios e consumidores, impactando diretamente as atividades econômicas e as possibilidades de vendas.
Instagram no Brasil
Em 2023, a plataforma alcançou 113,5 milhões de contas no Brasil. Muitos negócios aproveitam o Instagram para não apenas promover seus produtos, mas também estreitar o relacionamento com seus clientes. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que, em 2024, o Instagram é a plataforma preferida por 64% dos entrevistados, superando o YouTube (15%) e o Facebook (10%).
Além disso, mais de 50% dos usuários acessam a rede social várias vezes ao dia, com 22% mantendo a plataforma sempre aberta. O levantamento também mostra que 42% dos usuários interagem com as postagens de marcas e empresas, o que evidencia o potencial de engajamento que a plataforma oferece.
Outro dado é que 26% dos usuários acessam o Instagram entre 20h e 0h. Esse fator destaca a importância de agendar postagens em horários estratégicos para garantir maior visibilidade para as marcas.
Para Leila Porto, mestre em Marketing e consultora do Sebrae Ceará, o Instagram tem se mostrado uma ferramenta essencial para as pequenas e médias empresas. A plataforma oferece diversas facilidades, como a segmentação de público através de anúncios, permitindo que as empresas atinjam precisamente seu público-alvo e maximizem o retorno sobre seus investimentos.
Além disso, o Instagram possibilita uma comunicação direta com os clientes, criando um canal aberto para feedback e suporte.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.