A economia dos micro e pequenos negócios no Ceará apresentou um crescimento de 17,91% em março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), levantamento mensal realizado pela empresa de tecnologia financeira SumUp.
O resultado marca o quarto mês consecutivo de alta no estado, com o indicador alcançando 124,53 pontos. Para especialistas, o avanço reflete não apenas fatores sazonais, como o maior número de dias úteis em março, mas também a recuperação do comércio local.
Os setores que mais contribuíram para a elevação do índice foram os de materiais de construção, alimentos e autopeças. Segundo o levantamento, esses segmentos têm sustentado tanto o consumo quanto a mobilidade no estado.
Para manter o ritmo de crescimento, especialistas defendem a adoção de estratégias voltadas à eficiência, inovação e qualidade no atendimento. Além disso, também são necessárias iniciativas públicas e privadas voltadas ao apoio de micro e pequenos empreendedores.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.