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Pequenos negócios respondem por salto de 1.200% nas vendas online

No Brasil, o comércio eletrônico alcança resultados positivos, principalmente com as micro e pequenas empresas (MPEs). Segundo o Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional — ferramenta criada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) a partir de dados da Receita Federal —, o faturamento online das MPEs aumentou de R$ 5 bilhões, em 2019, para R$ 67 bilhões em 2024. A expansão é de 1.200% em cinco anos.

Pela primeira vez, o estudo apresenta uma divisão específica para empresas optantes pelo Simples Nacional, permitindo enxergar com mais clareza a força dos pequenos empreendimentos no cenário digital. Ainda segundo o levantamento, embora médias e grandes corporações também tenham registrado aumento, o ritmo foi proporcionalmente inferior. O faturamento avançou de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões no mesmo período, representando crescimento de 220%.

Pequenos negócios respondem por salto de 1.200% nas vendas online
Foto: Reprodução

Para o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Mdic, Uallace Moreira, esse desempenho reflete a combinação de políticas públicas de incentivo, projetos estratégicos e medidas de fortalecimento da renda da população. Durante a apresentação dos dados ao Grupo de Trabalho de Comércio Eletrônico do Fórum de Comércio e Serviços, Moreira destacou o impacto da pandemia no processo de digitalização e o fortalecimento do consumo interno.

“Quando você tem crescimento e distribuição de renda, fortalece o poder de compra dos trabalhadores, e isso reflete diretamente no aumento das vendas”, disse. Apenas entre 2022 e 2024, o e-commerce nacional avançou 28,7% no geral, enquanto as micro e pequenas empresas ampliaram em 76,3% suas vendas online.

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